Cropped é uma peça que fez e faz parte de muitas produções e memes. Além disso, marcou um período onde o foco era a silhueta alongada, pois possibilitava mostrar todo o comprimento da calça ou outra peça. Mas ao que tudo indica, parece que os croppeds estão com um tom de despedida. Será que precisaremos encontrar outra peça para reagir?
Cropped na moda
O cropped é uma das tendências que está a um bom tempo entre nós, pelo menos uma década.
A peça fez parte de muitas produções, apareceu em muitos memes e a pouco tempo até se aventurou no guarda roupa masculino.
Além disso, a peça fez parte de um movimento em que o foco era cintura marcada e a silhueta alongada, já que a blusa mais curta possibilitava ver todo o comprimento da calça ou de outra peça utilizada na parte de baixo.
Mas ao que tudo indica, a peça ainda deve aparecer, mas em tom de despedida.
Não podemos esquecer que a moda não é linear e que muitos fatores contribuem para o surgimento de novas tendências, principalmente o momento em que estamos vivendo.
A moda e o tempo
Mesmo que não seja percebido por todos, em cada momento da nossa história tivemos a valorização de uma parte do corpo.
Desde sempre as tendências tiveram relação com o período que vivemos e também com o que estamos dispostos a mostrar para a sociedade.
Quem não se lembra das roupas com a cintura marcada do final do século XIX na Europa com a Belle Époque?
O período que sucedeu o final de uma guerra trouxe um clima de expressão intelectual e artística.
Pulando para os anos 80 e 90, o foco da moda já estava mais em destacar os ombros e tivemos um período com as ombreiras bastante salientes. O que hoje, para nós, é algo considerado retrô.
Substitutos do cropped?
Estamos passando por um novo momento no mercado da moda. Quem ainda não se deparou com o retorno de algumas tendências antigas?
Vimos o retorno da sapatilha, dos conjuntos em plush que foram febre nos anos 2000 e aquela amada por muitos e temida por outros: a cintura baixa.
Informações sobre o mercado mostram que o momento deixa de ser focado nas pernas e cintura marcada, para a chegada da valorização do tronco alongado.
Lembra que mais acima citamos que o cropped fazia ao contrário? A peça mais curta na parte de cima facilitava a silhueta mais alongada na parte de baixo.
Muitos dizem que a modelagem cintura baixa retornou para dar mais ênfase a essa tendência.
Já falamos sobre tendências, períodos e transições, mas o que virá para tentar ganhar nossos corações nas próximas coleções?
As batas
Quem não se lembra das batas? A modelagem já fez sucesso há alguns anos e aparentemente está voltando com tudo.
A peça aparece com tecido mais fluído ou com modelagem mais estruturada, além disso, é um item estiloso e versátil que pode ser combinado com calças, shorts, sandálias ou botas.
Modelos retos e compridos
Para as mulheres que não se sentiam confortáveis com o cropped, as modelagens mais tradicionais também estão voltando.
A peça também aparece bastante versátil e podendo ser combinada com alfaiataria, calças jeans de corte reto, por dentro ou com aquele charme de somente uma das partes soltas.
O tomara que caia
Nessa você pode apostar desde já.
A semana de moda de Milão já mostrou que as peças sem alça estarão em alta na próxima estação.
Com a modelagem tubinho, a peça aparece mais justa ao corpo, mas com comprimento mais alongado. Ou seja, nada de barriga aparecendo.
Ao que tudo indica, opções não vão faltar e quem sabe uma delas também não ganha um espacinho no seu armário?
Mas para as amantes do cropped, podem respirar aliviadas: isso não significa que o modelo irá sumir do mercado, mas as araras estarão sendo divididas com outros modelos.
E como sempre falamos, a moda não é constante e uma tendência pode voltar anos depois como vemos com o Y2K, por exemplo.