Colagem com imagens de tendências dos anos 2000 e tema do lado inferior esquerdo em vermelho.

Y2K, year 2000 ou traduzindo, anos 2000 é uma sigla internacional que vem aparecendo com certa frequência para quem está por dentro das tendências de moda. A gente te conta mais sobre ele e o retorno de alguns itens da virada do milênio.

Estiloso e controverso

O estilo dos anos 2000 pode não trazer grandes referências de moda hoje em dia, além de ter tido muitas peças em alta que atualmente fazem o nariz de muita gente torcer. Mas não podemos negar que mesmo assim, muitas peças que usamos há mais de 20 anos atrás estão cada vez mais presentes hoje. 

Referências de looks anos 2000 em séries de TV.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

Quem não se lembra de séries como Hannah Montana, As Visões da Raven ou Os Feiticeiros de Waverly Place? Então, praticamente todas essas séries, assim como seus figurinos, traduzem exatamente o que foi a moda Y2K. 

Além disso, não podemos esquecer das influenciadoras da época, como Hilary Duff, Paris Hilton e Lindsay Lohan que desfilavam com conjuntos em plush, calças de cintura – bem – baixa ou sobreposições de vestidos com calças.

Problemáticas no Y2K

Por mais que as referências de peças estilo anos 2000 estejam voltando com tudo, existem algumas problemáticas que foram abordadas por profissionais da área de moda. 

Um dos pontos mais comentados, é o retorno das calças de cintura baixa, isso porque o item, para muitos, foi o “responsável” por criar algumas inseguranças em corpos considerados fora do padrão na época e também por modificar o formato físico de adeptas ao modelo. 

Tendência Y2K em calças de cintura baixa.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

Além disso, ao contrário do que vemos hoje em dia com influenciadoras de beleza que estimulam a beleza e os cuidados com o cabelos cacheados, crespos e ondulados, a ditadura dos cabelos lisos nos anos 2000 era muito forte. 

Inspiração de cabelos para moda dos anos 2000.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

O que para muitos, fazia com que “não houvesse” uma personalidade, já que o mesmo estilo de cabelo fazia, literalmente, a cabeça de todo mundo.

Tendências que vieram do Y2K

Muito se fala na moda e retorno das peças dos anos 2000, mas se a gente te perguntasse agora, além da cintura baixa, quais peças você usaria de novo… Você lembraria de alguma? 

Pode não ser tão fácil de lembrar, mas vamos trazer algumas referências que com certeza fizeram parte de algum momento da sua vida.

Moletom de plush

Os conjuntinhos aveludados, com aplicações de strass e monocromáticos estão de volta para um look mais casual e confortável. 

Tendência Y2K conjunto de moletom veludo.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

Nos anos 2000, a Juicy Culture dava o nome nas produções de celebridades como Paris Hilton e Kim Kardashian, que desfilavam com os looks em diversas ocasiões.

Minissaia

Minissaia era tendência e volta para o movimento Y2K.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

Essa peça causa tanta polêmica quanto a calça de cintura baixa. A minissaia aparecia em produções de celebridades e anônimos, em looks para premiações, clipes, passeios em shopping… Mas nesse caso, além da peça ser mini, ela também tinha a cintura baixa. 

Missaia Miu Miu em releitura a peça anos 2000.
Foto/Reprodução: Pinterest @Frankie

O hype da peça estourou novamente quando a grife italiana Miu Miu fez a releitura da peça em seu modelo plissado. 

Há quem ame, mas também há quem diga que essa moda já passou e deve continuar guardadinha não só no fundo do armário.

Produções all jeans

Britney Spears e Justin Timberlake em tendência de Y2K.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

Que os looks monocromáticos estão sempre em alta, nós sabemos. Mas as composições all jeans que podem ser, literalmente, da cabeça aos pés, estiveram e permaneceram em alta depois que Britney Spears e Justin Timberlake apareceram combinando na premiação American Music Awards em 2001. 

Tênis com salto

Converse Chuck Taylor em modelo de salto nos anos 2000.
Foto/Reprodução: Revista Capricho

Quem não conhece os tênis da All Star? Básicos, coloridos, neutros, de cano alto ou baixo, plataforma ou não… 

Mas você é da época em que os famosos tênis tinham SALTO? Esse modelo de tênis também fez com que muitas pessoas olhassem “torto” para o produto que realmente, não é algo tão comum por aí. 

Releitura tendência Y2K para o ano de 2023.
Foto/Reprodução: Steal the Look

Mas tentando repaginar o modelo com as atuais tendências, o modelo volta mais moderno e com uma silhueta diferenciada.

Tênis oversized

Tênis modelo oversized com referência aos anos 2000.
Foto/Reprodução: Pinterest / Colagem Daz Roupaz

Elaborado na década de 80 para ser um modelo de quadra de basquete, os tênis com uma silhueta maior, largos e com cadarços grossos caíram no gosto de quem curte um estilo mais urbano, o chamado street style. 

E assim como a febre do modelo Samba, que continua esgotado em muitas lojas e e-commerce, a Adidas continua com lançamentos que queremos ter no guarda roupa. Dessa vez os queridinhos da vez e da moda Y2K são os modelos Campus e ADI2000. 

Ambos os modelos apresentam o designer dos anos 2000 com um cabedal mais robusto e cadarços mais largos. 

Movimento Y2K

Como pudemos ver, muitas das peças que vemos hoje em dia são referências e releituras de peças, combinações e designers dos anos 2000 ou para os mais conectados às tendências, moda Y2K. 

Se um look all jeans, conjuntinhos monocromáticos de moletom ou cabelos extremamente lisos, de alguma forma aproveitamos a moda dos anos 2000 sem saber que anos depois ela retornaria como um grande sucesso entre a geração z e ganharia um nome um tanto quanto, diferente: bem vindos a moda Y2K. 

Written by