Modelos em destaque com cabelos cacheados e texto com letras brancas e fundo vermelho do lado esquerdo.

Cachos feitos por permanente foram sucesso nos anos 80/90 com personalidades como  Julia Roberts e Sarah Jessica Parker e a moda dos permanentes está de volta depois da febre dos fios lisos nos anos 2000. 

Permanente: o que é?

Permanentes de modelos e tamanhos diferentes.
Foto: Reprodução Pinterest

O estilo de cabelos cacheados com permanente teve seu auge entre os anos 80 e 90 e atualmente ainda é utilizado por mulheres com cabelos crespos para terem a definição dos cachos. 

A técnica do permanente consiste em utilizar química e rolos de diferentes tamanhos para conseguir modelar os fios em formato de cacheados ou ondulados. Para que o procedimento seja bem sucedido é necessário fazer a alteração da estrutura dos fios. 

A técnica apesar de ter feito sucesso até poucos anos atrás surgiu no começo do séculos, entre os anos 20 e 30 onde os cabelos eram modelados pelos famosos bigudinhos, ou rolinhos de alumínio. O tratamento consistia em água em altíssimas temperaturas combinadas ao aparelho elétrico próprio para o procedimento, o que a longo prazo causa danos aos fios de quem o fazia. 

Outro passo a passo feito era que a cliente que desejava ter seus cabelos cacheados deveria usar o tioglicolato de amônia (basicamente um sal permanente que facilitava no momento de modelar os fios) e dormir com o produto ou passar 8h com ele nos fios. 

Depois desse acontecimento, as técnicas começaram a mudar, e  começou a preservar mais os fios de quem se interessava em ter os cabelos cacheados, passando a ser feito com cosméticos e fórmulas mais suaves, mas com base no tioglicolato. 

Cachos: como o permanente é feito? 

Cachos de permanente afro.
Foto: coleção de fotos Pinterest / arte Daz Roupaz

Para realizar o permanente no cabelo é necessário a aplicação de produtos químicos, feito isso as mechas são envolvidas em rolos menores para cachos pequenos ou rolos maiores para cachos mais grossos e assim são esquentados para que os fios tomem esse formato. 

Com o passar dos anos os processos foram se modernizando e o tratamento pós química também. Hoje em dia há produtos para equilibrar o pH dos fios, reconstrução da fibra capilar e consequentemente a preservação de todo o cabelo. 

Além disso, hoje em dia o processo está mais prático que até existem kits para que os permanentes sejam feitos em casa. Por outro lado, os profissionais da área sempre recomendam que todo esse processo seja feito em salão e com um profissional de confiança. 

Você vai encontrar alguns tipos de permanentes para fazer: afro, digital, a vapor.

Quanto tempo dura e como cuidar? 

O permanente pode durar entre 3 e 6 meses, porém, a durabilidade do procedimento vai depender dos produtos e cuidados com o cabelo e se há química nos fios. 

Tanto que hoje em dia há diferenças entre os permanentes de cabelos lisos e ondulados e de cabelos crespos, já que para esse os fios os produtos e técnicas são outros já que a sua estrutura é mais sensível.

Mas é importante saber que, como o próprio nome diz, o processo é permanente e para voltar os fios naturais, o mais aconselhável são idas ao salão para cortes de cabelo até que toda a química seja retirada, uma vez que reverter o processo poderá prejudicar e fragilizá-los mais. 

O retorno dos cachos

Cachos em atrizes famosas com permanente no cabelo.
Fotos: fotos individuais Pinterest

Como falamos, nos anos 80 e 90 o permanente fez, literalmente, a cabeça de muitas pessoas incluindo celebridades como Julia Roberts, Sarah Jessica Parker e Kim Basinger. Porém, com a virada do século, os anos 2000 trouxeram a febre dos cabelos lisos chapados. 

Não podemos esquecer que tendências são passageiras e a moda dos cachos feitos através da química estão de volta, tanto que já pudemos ver personalidades como Marina Ruy Barbosa, Katie Holmes ou Emily Ratajkowski com os cabelos ondulados. 

Liso, ondulado, cacheado ou crespo, os cabelos são uma forma de expressarmos nossa personalidade e podemos mudá-los sempre que quisermos. Fios longos ou curtos, naturais ou coloridos devem ser cuidados sempre com produtos adequados para que o fio esteja sempre preparado para alguma mudança futura. 

Written by