Colagens de casacos na foto com texto escrito em branco ao lado esquerdo da tela.

O inverno no Brasil, por ser um país tropical, chega aos poucos e muitas vezes, os casacos não fazem parte das produções do dia a dia e o frio acaba nos pegando de surpresa. Por isso, se você não quer passar frio, mas ao mesmo tempo não abre mão das tendências: esse post é pra você.

O inverno no Brasil

Quando falamos em inverno, já nos preparamos para temperaturas mais baixas em muitas partes do país, certo? E consequentemente, quando pensamos no frio, já nos preocupamos com o que usar para nos esquentarmos nesse período. Porém, uma grande questão é: como nosso país é tropical, as temperaturas não caem de uma única vez e muitas vezes, somos pegos de surpresa com o frio quando estamos sem um casaco ou uma jaqueta. 

Mas se para você essa estação é sem dúvidas o meme de que no inverno as pessoas se vestem melhor, trouxemos algumas dicas de casacos e jaquetas para o inverno deste ano. 

Apostas para o inverno

Além da opção de acessórios que ajudem a conter o frio, como lenços, gorros e cachecóis, os casacos e jaquetas são itens que independente do modelo, marca ou cor, todos tem no armário. 

Mas assim como outros itens de moda, as tendências para o inverno também existem e se você gosta de passar pela estação mais fria do ano no estilo, aqui você vai conferir alguns modelos que apareceram nas passarelas dos desfiles internacionais. 

Modelos extra longo

Casaco Chanel utilizado como peça única na produção.
Foto/Reprodução: Getty Images – (Photo by Arnold Jerocki/Getty Images)

O sobretudo é uma peça coringa que muitos possuem no guarda roupa, mas os casacos extra longos são modelos que quase tocam o chão. O modelo virá com força para a temporada de frio e para as mais ousadas, o mesmo pode servir como peça principal, ou seja, fazer a vez de um vestido, por exemplo. 

Você pode ter como referência o look da Chanel com o casaco + a meia fina fazendo a vez da parte de baixo. 

O casaco acolchoado

Já tivemos a presença do puffer em outras temporadas, esse ano o modelo vem em mais modelagens, como modelos mais alongados estilo trench coach ou até mesmo o modelinho de casacos de tweed, por exemplo. 

Podemos conferir o modelo mais alongado com o desfile da grife francesa Hermés. 

Inverno com ombreiras

Foto/Reprodução: ( Photo by Arturo Holmes/Getty Images // Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images )

A modelagem fez muito sucesso nos anos 80 e retorna para as passarelas – e guarda roupas – nessa temporada de inverno 2023. O item deixa o look com um toque fashion, mas de uma forma mais discreta e aparece em jaquetas jeans, casacos, sobretudos e também nos blazers. As grifes como Saint Laurent e Versace mostram como esse detalhe pode fazer a diferença, mas ao mesmo tempo não chamam atenção.

Peças em couro

Foto/Reprodução: (Photo by Kristy Sparow/Getty Images // Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images )

Há alguns anos a jaqueta estilo biker chamou atenção de muitas pessoas e passou a fazer parte das produções. O couro volta a aparecer nas passarelas, mas dessa vez de uma forma não tão básica como anteriormente. 

Mesmo para o tecido que por si só já traz muita personalidade, ainda tem como acrescentar mais personalidade e vamos te mostrar com as peças da Isabel Marant e Stella McCartney. Podemos ver que há uma textura de ouro envelhecido ou estilo matelassê, fora que o corte mais longo também está super presente.

Corte acinturado

Modelos acinturados serão aposta no inverno, como mostra Versace e Stella McMartney.
Foto/Reprodução: ( Photo by Arturo Holmes/Getty Images // Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images )

Muitos cortes estão retornando às passarelas, como vimos acima as ombreiras voltaram e agora, o modelo com referência dos anos 50 dá as caras com os casacos mais acinturados. As modelagens apareceram com frequência nas passarelas de Milão e Paris com os desfiles da Versace e Stella McCartney. Além disso, as marcas trouxeram a aplicação em peças mais alongadas como se fossem blazers.

Peludinhos como melhor companhia

Inverno da Miu Miu e Chloe contam com peças em modelo Teddy.
Foto/Reprodução: (Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images) // (Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images)

Já tivemos a era dos cacos Teddy e ao que tudo indica, os pelinhos continuarão sendo uma boa pedida. Os modelos são diversos e você pode encontrar no estilo mais alongado com botões, como desfilou a grife Miu Miu, ou no estilo jaqueta mais curta com fechamento em zíper, assim como o modelo desfilado pela Chloe. Tudo vai depender de como você se sente mais confortável em utilizar o item fashion no seu dia a dia.

Yeah, motorcycle 

Inverno Isabel Marant com jaqueta em cor vinho.
Foto/Reprodução: (Photo by Kristy Sparow/Getty Images)

Assim como alguns outros modelos, a conhecida motorcycle continuará em alta nesse inverno. O modelo mais amplo e sucesso do street style aparece com algumas novidades, como por exemplo, no desfile da Isabel Marant a cor vermelha chamou atenção por ser diferente do que costumamos ver dos modelos muitas vezes em preto e branco com algumas aplicações. 

Como sempre falamos: a moda além de uma expressão de personalidade, pode e deve ser criativa. Temos algumas referências, ideias, mas a melhor parte é poder brincar com as peças e suas combinações. Além disso, justamente por sermos um país tropical é importante adaptarmos uma tendência para onde vivemos e não fazer dela uma única opção. 

Written by