imagem com fundo vermelho e colagem de uma sacola de compras do lado esquerdo. Texto com a informativa sobre o assunto da postagem.

As tendências para mercado da moda não para e enquanto as coleções de outono e inverno estão sendo divulgadas, as tendências para as coleções das próximas estações já estão sendo desenhadas. Para aproveitar as estações mais frias do ano com estilo, separamos algumas dicas do que será tendência nas vitrines. 

O que é tendência?

O termo é muito utilizado por fashionistas e profissionais da área de criação, moda e arte de um modo geral, mas ao mesmo tempo causa curiosidade e dúvidas em tantas outras pessoas. 

Na moda, o termo “tendência” é direcionado a algo que será consumido em determinado momento, e por isso podemos dizer que é um termo sazonal. 

Uma tendência pode ser atribuída para peças de roupas, acessórios, calçados e se estender para cores, estampas, texturas e até mesmo uma estação do ano específica que é sobre o que vamos falar por aqui. 

Os lugares que mais conseguimos acompanhar a disseminação de tendências são: semanas de moda, influenciadoras, novelas e acima de tudo, a moda de rua ou a moda mais “gente como a gente” que são normalmente adaptadas do que vemos em muitas grifes. 

Basicamente a palavra tendência é uma referência ao termo “tender a”, ou seja, fazer com que o maior número de pessoas esteja propenso a escolher alguma coisa. Na moda, podemos dizer que as tendências são previsões do mercado acerca do que o consumidor alvo, que normalmente é a grande massa, irá optar em comprar para se vestir. 

Isso nos mostra de forma breve a importância das tendências na moda, já que elas são como uma ligação importantíssima entre o possível sucesso dos produtos que serão ofertados no mercado e os consumidores que precisam se identificar com a tendência para assim despertarem o interesse em comprá-las. 

Como as tendências são definidas?

Existe um processo bastante complexo por trás das criações que encontramos nas lojas em cada temporada. Para que uma peça de roupa chegue até você, por exemplo, existem estudos de diversos profissionais no que chamamos de macrotendências. 

As macrotendências são tendências mais amplas e que necessitam de uma observação mais global. Podemos dizer que é um estudo sobre grandes movimentos socioculturais que abordam quatro pilares: a sociedade, a cultura, a economia e também o consumo. 

Profissionais como sociólogos, ambientalistas, psicólogos, economistas, matemáticos entre diversos outros estudam as condições em que a sociedade está inserida e fazem previsões que são baseadas em estatísticas e dados concretos. 

Feito isso, são identificados posicionamentos mundiais de comportamento que indicam oportunidades de consumo e assim, desenvolvimento de novos produtos que serão lançados no mercado. 

Quanto tempo até a execução de uma tendência? 

Não há uma “receita de bolo” para que o estudo de uma tendência seja colocado em prática, mas entre uma previsão e os produtos serem inseridos no mercado há um prazo de mais ou menos 2 anos. 

Resumidamente, o que vimos até agora podem ser inseridos em um processo que consiste em: 

  • Estudo das macrotendências; 
  • Criação de um produto; 
  • Execução da ideia; 
  • Produção; 
  • Divulgação; 
  • Pronto para o consumidor final;

Muitos se enganam em pensar que esses estudos e processos são feitos apenas para a indústria da moda, mas podemos aplicar em diversos nichos e atualmente, nenhum negócio, seja ele de produtos ou serviços, tem resultados esperados e positivos sem uma base de pesquisa. 

A moda para outono e inverno 2023

Para esse ano, a tendência é um guarda roupa mais confortável e prático, fazendo com que algumas peças se destaquem mais para essas estações mais frias, como outono e inverno: ternos, alfaiataria, o oversized, muitas cores, brilhos e sensualidade que ficaram em segundo plano devido a pandemia. 

As passarelas das semanas de alta costura de Nova York, Londres, Milão e Paris trouxeram o retorno das cores neon e muitas apostas para a “moda de rua” para essa temporada. 

Mas quando falamos em tendência é importante prestarmos atenção também na adaptação para nossa rotina, principalmente por vivermos em um país tropical que possui diferentes temperaturas, apesar de estarmos todos na mesma estação do ano. 

Neste momento é importante que você preste atenção em alguns tópicos antes de montar o seu look:

  • considere as cores;
  • as texturas dos tecidos; 
  • aposte também em acessórios que estarão em alta; 
Look para outono e inverno com tons neutros – Reprodução: Pinterest

Com as redes sociais sendo cada vez mais um lugar onde as tendências ou as trends nascem, procure por referências, faça combinações das cores e estampas da estação caso a região onde mora seja mais difícil de apostar em casacos e acessórios mais quentes, por exemplo. A moda é uma expressão acima de tudo, humana, então não tenha medo de ousar e reproduzir sua personalidade nos looks. 

Tendências para apostar no outono e inverno 2023

Look com blazer – Reprodução: Pinterest
Estilo boudoir – Reprodução: Pinterest
  • Estilo boudoir: a lingerie é uma peça que aparece com frequência em produções em que a feminilidade é a base. Então para o outono e inverno aposte em tules, rendas, transparência e em peças como body, bustiê e sutiã estilo top
Meias 7/8 em lã – Reprodução: Pinterest
  • Acessórios em lã: neste ano você verá em muitas produções acessórios como meias até o joelho ou coxa, polainas ou até mesmo meias em cores vivas para fazer combinações tom sobre tom com peças mais curtas como vestidos e saias; 
Comprimento mimi + meia – Reprodução: Pinterest
  • Comprimento mini: como falado acima, o inverno traz a possibilidade de usarmos peças de outras estações nas combinações. Uma saia mini, por exemplo, pode ser complementada com meias de lã, e um vestido, com uma peça de malha oversized;

Tendências para sapatos em 2023

Para que a gente consiga falar sobre as tendências de calçados para o outono e inverno 2023, as lojas já estão preparando o seu portfólio no auge do verão. Separamos algumas que queremos saber de vocês se elas estão #apro ou #repro: 

  • Bota Over the knee: podemos considerar o modelo um dos clássicos para amantes de botas. O modelo retorna com tudo em 2023 e você pode apostar nos modelos de salto fino, bloco ou estilo galochas; 
  • Estilo cowboy: a peça já esteve presente em algumas produções de verão para as mais ousadas e continua com tudo nos dias mais frios. Aposte em modelos mais tradicionais com costuras que diferem da cor do cabedal, mas se preferir ousar, os pares com fivelas e materiais metalizados são para você; 
  • Sapatos estilo boneca: o sapato que remete ao lado mais romântico de um look também pode ser encontrado pelo modelo Mary Jane e fez muito sucesso em temporadas anteriores. Mas caso você não tenha um estilo tão soft, os pares podem ser encontrados com solados mais pesados, como os tratorados; 
  • Sapatilhas: nesse caso não estamos falando das sapatilhas que estamos acostumadas a ver nas ruas e que muita gente torce o nariz. Nesse caso são modelos que parecem ter saído de uma apresentação de ballet com seus bicos quadrados e fitas que podem ser amarradas no tornozelo. Se você quiser arriscar, se joga nas sapatilhas + meias ou polainas; 
  • Bota com capa: pode parecer estranho, mas as botas que parecem ter uma capa do mesmo material por cima do cano estão SUPER em alta. Existem modelos em jeans, couro, coloridas ou as mais discretas monocromáticas;

Ufa! Apesar de todas as tendências citadas acima, o fundamental é você encontrar alguma que faça o seu coração bater mais forte e você se sinta confortável usando, afinal, não é por que uma peça é tendência que você deve aderir sem pensar no seu dia a dia e no seu estilo, certo? 

Aproveite todas as dicas que trouxemos, escolha as que mais combinam com a sua personalidade e não tenha medo de ousar para aproveitar o outono e inverno. Por aqui já vamos ficar de olho para saber quais serão as trends para o próximo verão. 

Written by