O dia internacional da água foi sugerido na década de 90, durante uma conferência da ONU – Organização das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento. A cada ano um tema é definido para que o propósito seja discutido.

Objetivo do dia internacional da água

O objetivo do dia 22 de março é a abordagem e conscientização da importância desse recurso natural para nossa sobrevivência, assim como de outras espécies. Na data também são tratados assuntos como a necessidade do uso sustentável e consciente do recurso natural além da urgência de cuidar dos ambientes aquáticos e diminuir casos de poluição e contaminação. 

Além disso, todos os anos a ONU – Organização das Nações Unidas prepara um tema para ser abordado no encontro e entre os anos de 2007 e 2021 tivemos alguns temas como:

  • Soluções naturais para a água;
  • Água e desenvolvimento sustentável;
  • Água limpa para um mundo saudável; 
  • Lidando com a escassez de água; 
  • Água e segurança alimentar; 
  • Ano internacional de cooperação pela água;

O que não é novidade é que sem ela não existe vida independente da espécie e que esse recurso participa de uma série de recursos importante para os seres humanos, seres vivos e meio ambiente. 

Com base nisso, em 1992 a ONU divulgou durante um de seus pronunciamentos, a Declaração Universal dos Direitos da Água onde foram apresentados pontos importantes sobre o recurso hídrico e também a importância e necessidade da preservação.

Declaração Universal dos Direitos da Água

A Declaração Universal dos Direitos da Água foi montado com 10 artigos que transmitem pontos importantes sobre a importância de cuidarmos desse recurso natural, mas não renovável:

  • Faz parte do patrimônio do planeta; 
  • É o líquido que possui princípios nutritivos e é a condição essencial para a vida de todo ser animal, vegetal e humano; 
  • O processo de transformação de toda a água é lento, frágil e muito limitado; 
  • O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem tanto da preservação da água como dos ciclos; 

Como bem sabemos, sem a água a vida não existiria e por este motivo, a ONU coloca na Declaração outros pontos que nos levam a pensar em como fazer para que este recurso não tenha uma escassez próxima. 

Água contaminada x poluída

Você com certeza já deve ter escutado alguém falar que a água de determinado local é poluída, certo?Que se você tiver contato pode vir a desenvolver alguma doença, não é mesmo? 

Mas você sabia que há diferença entre uma água contaminada e uma água poluída? A gente te conta mais. 

As águas poluídas são reconhecidas por acumularem alterações de cor, cheiro e sabor, mas nem sempre ela é responsável por transmissões de doenças. 

Já uma água contaminada, essa sim pode transmitir doenças e colocar em risco a saúde de uma população, isso porque nela são encontrados agentes como bactérias, protozoários e substâncias tóxicas, fazendo com que ela não seja liberada para consumo e uso recreativo.  

Uma água contaminada pode ter recebido esse diagnóstico após contato com descarte inadequado como esgoto, metais, agrotóxicos e também fertilizantes. 

Basicamente podemos dizer que toda água contaminada é poluída, mas nem toda água poluída é contaminada.

Alguns motivos para utilizar ecobags 

Que o plástico demora em média 400 anos para ter sua total degradação no meio ambiente, não é novidade. Mas você sabia que o material, seja em sacolas, pet, glitter e outros microplásticos são responsáveis por mais da metade da poluição de mares e oceanos e que podem liberar gases tóxicos responsáveis por prejudicar ar, água e solo? 

Por isso, aqui na Daz incentivamos nossos clientes a sempre utilizarem ecobags em suas compras dentro e fora da Daz. E para trazer cada vez mais pessoas para o lado consciente da moda, vamos listar algumas vantagens de sempre ter sua bolsa reutilizável com você:

  • As ecobags são econômicas, comprando uma do tamanho das suas necessidades, você não precisa adquirir uma nova sempre que vai até uma loja ou supermercado. Hoje em dia você encontra modelos por valores super acessíveis; 
  • As bolsas reutilizáveis possuem um menor impacto ambiental justamente por terem sua vida útil maior. Estima-se que até o ano de 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos; 
  • As crianças aprendem com o que fazemos, logo, ter o costume de levar sua ecobag sempre com você, as crianças terão esse comportamento como reflexo; 
  • Por trás da criação das ecobags estão alguns pilares que são chamados de 3 P’s: people (pessoas), planet (planeta) e Profit (lucro);
  • Isso porque as ecobags são produzidas em sua maioria por artesãos locais com trabalho manual e material recicláveis; 
  • Sua ecobag pode e deve ser super versátil: você pode levá-la ao mercado, na loja da Daz, levar à praia e diversas outras opções. Lembre-se de sempre levar uma dessas na sua bolsa ou mochila; 

Riscos e soluções para sua conservação

Infelizmente o número de mortes causadas por contaminação poderia ser bem menor se houvessem políticas que cobrissem projetos mais eficientes de saneamento básico, por exemplo. Além disso, é de extrema importância que haja a fiscalização do descarte incorreto de substâncias químicas, esgoto e fertilizantes. 

Ao criar-se políticas para a economia e reutilização desse recurso, estamos cuidando também do abastecimento de cidades e a saúde de seus moradores, uma vez que água de qualidade estará disponível para cada vez mais pessoas.

Written by