imagem de fundo com folhas verdes, flores e referêncial de moda com texto à direita da imagem.

Somos constantemente “atingidos” por propagandas que nos convencem que precisamos aproveitar “oportunidades imperdíveis” e você claramente se aproveita disso, mas será que é necessário ser desse jeito?

Como a moda influencia o consumo?

Você já parou para pensar que mal saímos da Black Friday – que deixou de ser apenas 1 dia no mês de novembro e se estendeu pelo mês inteiro – e já caímos nas compras que antecedem o Natal? E que mal saímos das compras de Natal e nos deparamos com as promoções de início de ano? Nas fast fashions essas promoções enchem nossos olhos e nos fazem comprar peças imaginando uma ocasião, sem de fato, tê-las. 

Na visão comercial, as movimentações dos últimos meses e do início do novo ano são ótimas, mas o impacto disso é enorme. 

Qual o impacto do consumismo da moda na sociedade?

Reprodução Getty Images

Como o consumismo impacta na sociedade?

A questão não é somente sobre comprar, mas sim como faremos para minimizar os impactos daqui para frente. Precisamos colocar em prática novos hábitos, uma vez que de acordo com um estudo divulgado pela ONU na Agenda 2030, um plano global com metas a serem atingidas até lá, os próximos 10 anos serão decisivos para a nossa sobrevivência. 

Em pesquisa realizada pela Nature Magazine, um dos maiores e mais importantes veículos de comunicação, se compararmos as atuais taxas de consumo de recursos com o crescimento das taxas tecnológicas, em uma estimativa otimista temos menos de 10% de chances de sobrevivermos sem enfrentar um colapso catastrófico. 

Além dos impactos ambientais, grande parte dessas peças são produzidas em países com territórios precários que possuem pouco ou nenhum acesso às legislações trabalhistas e com extrema desigualdade social, como Índia, Etiópia e Camboja, que são conhecidos pela pobreza e vulnerabilidade oferecendo assim mão de obra barata.

Reprodução Getty Images

Como consumir moda de forma consciente?

Uma boa forma de reduzir o impacto do consumo da moda é aumentar o ciclo de vida de uma peça. Para isso, há diversas alternativas como troca entre amigas, cuidar corretamente da higiene, conservar em locais próprios dependendo do tecido e aderir à moda circular com peças de second hand.  

Passo a passo do second hand

Basicamente, o second hand  ou “segunda mão”, consiste em peças que já foram utilizadas, mas que não perderam sua qualidade e funcionalidade. No mercado da moda estão roupas, sapatos e acessórios que são facilmente encontrados em brechós e bazares com preços abaixo dos praticados por lojas de varejo. 

Se você deseja vender e comprar, na Daz Roupaz você encontra peças únicas com um cuidadoso processo de curadoria seguido à risca na etapa de seleção das peças a serem avaliadas. 

Nas lojas físicas você pode vender seus desapegos que podem ser roupas, sapatos, acessórios e produtos de beleza femininos, masculinos e infantis e escolher entre algumas formas de pagamento. Entre elas estão os créditos na própria Daz Roupaz, onde você recebe 50% do valor de venda das suas peças para utilizar em duas lojas físicas e site. O melhor é que além de circular o que não usa mais, seus créditos não expiram. 

Cuidando bem das suas peças você consegue dar a elas um novo destino e ajudar diretamente na redução dos resíduos têxteis e descartes prematuros na natureza. Cada roupa bem cuidada e dentro da moda circular evita que a natureza receba um material que levaria entre 50 e 300 anos para se decompor. 

Written by