Imagem de fundo com a cor magenta, elementos escritos com o nome Pantone à direita e título da postagem à esquerda da imagem.

Desde o ano de 1999, a Pantone, indústria americana conhecida no mundo inteiro pelo seu sistema de cores, escolhe no final de dezembro qual será a cor do próximo ano. Este evento começou na virada do milênio com a escolha do Azul Cerúleo.

Cor Viva Magenta 

A cor Pantone Viva Magenta é uma das cores mais vibrantes e ousadas da temporada. Com um tom de rosa intenso e poderoso, ela chama atenção e destaca qualquer look. Essa cor é perfeita para quem quer se destacar e ousar na moda.

De acordo com Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone, a cor Viva Magenta PANTONE 18- 1750, em meio a tanta tecnologia a cor foi escolhida também para nos inspirar na natureza, no que é real. Para 2023, a cor representa a vibração da força e energia, expressa um novo vigor, é destemida e corajosa, transmitindo celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.

O que é Pantone? 

Mais comumente visto nas áreas de marketing, designer e moda, a Pantone é uma empresa americana que é conhecida em todo o mundo por trabalhar com escala e identificação de cores com cores e números para cada uma delas. Além disso, há a Pantone Color Institute, que trabalha com o estudo de tendências que podem vir a acontecer nas temporadas seguintes. 

Desde 1963 é uma referência pelo seu sistema de cores que continua sendo utilizado até hoje. Com isso, todos os anos a empresa divulga seu guia com várias tonalidades que variam entre tons escuros e claros. 

Reprodução Pantone.com.br

Como é escolhida a cor do ano? 

Desde o ano de 1999, todos os anos a Pantone divulga no mês de dezembro qual será a cor do próximo ano. Essa cor será utilizada em peças gráficas, decoração e moda. A cor do ano é determinada pela Pantone Color Institute após diversas pesquisas feitas principalmente para conseguir identificar quais as emoções humanas naquele período. São levadas em consideração mobilidade urbana, sustentabilidade, segurança, expectativa da população e direitos humanos. No ano de seu lançamento, em 1999, a cor escolhida foi a Azul Cerúleo que trouxe uma estética divertida e eclética para o novo milênio.

ÚLTIMAS CORES DO ANO

Ao longo de duas décadas a Pantone já elegeu 23 cores como a cor do ano, sempre com base em tendências, pesquisas e análises da Pantone Color Institute. Em uma retrospectiva dos últimos, quais dessas cores já estiveram presentes em alguma peça de roupa, acessório ou decoração? 

  • 2016: PANTONE Rose Quartz 13-1520 e PANTONE Serenity 15-3919 – pela primeira vez aparecem duas cores juntas. Rose Quartz reflete gentileza, conforto e influenciou a febre do Rosa Millennial anos mais tarde. O azul Serenity transmite, como em outros tons escolhidos pela Pantone, a tranquilidade.
  • 2017: PANTONE Greenery 15-0343 – Para a Pantone foi uma reação intensa e marcante de uma sociedade que se sente sobrecarregada. É um tom que representa uma busca por conexão com a natureza, longe de todos os aparelhos tecnológicos. 
  • 2018: PANTONE Ultra Violet 18-3838 – Aqui encontramos um mix de mistério, drama e imaginação estão na base desta cor que representa a vastidão do universo e das ideias do mundo contemporâneo.
  • 2019: PANTONE Living Coral 16-1546 – Simboliza a busca inata pela alegria e a necessidade por otimismo por ser um tom vibrante e suave. 
  • 2020: PANTONE Classic Blue 19-4052 – Feito para celebrar o início de uma nova década, o azul clássico foi escolhido por inspirar calma, confiança e conectividade, além de uma busca por solidez.
  • 2021: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e PANTONE 13-0647 Illuminating foram pensadas para nos trazer esperança junta à mensagem de força e felicidade. 
  • 2022: PANTONE Very Peri 17-3938 – é um símbolo global de sinais do tempo para o momento que estamos vivendo. Após um intenso período de isolamento a Very Peri nos ajuda a abraçar este cenário alterado de possibilidades, nos abrindo para uma nova visão para reescrevermos as nossas vidas.

CORES QUE COMBINAM COM A VIVA MAGENTA

Muitas vezes confundida com tonalidades de roxo e rosa, ou até mesmo chamada de fúcsia, a cor magenta é sofisticada e carrega consigo algumas peculiaridades. Apesar de ser uma cor que destaca-se por si só, essa tonalidade por ser combinada com diversas outras cores e para te ajudar, vamos listar algumas que dão match perfeito com a cor do ano. 

  • Branco
  • Azul Marinho 
  • Verde 
  • Cinza 
  • Amarelo 

DICAS DE LOOKS COM A COR VIVA MAGENTA 

Para desmistificar a complexidade da cor, vamos te mostrar como é possível combinar a viva magenta em looks que transmitem personalidade, estilo, alegria e elegância através das peças e combinações que podem ser feitas pelas peças principais ou secundárias, como blazers, sapatos e acessórios.

Magenta com branco

Esse é um look fresco e limpo, perfeito para o verão. Use uma camisa branca clássica com bermudas ou calças magenta. Para um visual mais descontraído você pode optar por tênis neutros ou salto para looks mais clássicos. Adicione acessórios como óculos de sol magenta e uma bolsa branca para completar o look.

Reprodução Pinterest

Magenta com azul marinho

Muita gente não sabe, mas o rosa magenta combina muito quando utilizado com o azul marinho, pois, apesar de ambas as cores serem fortes, a combinação do magenta com o azul marinho garante um look elegante e moderno.

Reprodução Pinterest

Magenta com verde

Essa combinação de cores é surpreendente e alegre. Use uma saia magenta com blusa verde e sapatos verdes para um visual divertido. Adicione acessórios como colar magenta e bolsa verde para completar o look.

Reprodução Pinterest

Magenta com cinza

Esse é um look neutro e elegante que funciona para o dia ou noite. Use um suéter magenta com calça cinza e sapatos cinza para um visual sofisticado. Adicione acessórios como pulseiras magenta e cinto cinza para completar o look.

Reprodução Pinterest

Magenta com amarelo

A combinação de rosa magenta com amarelo pode não ser a mais convencional, porém, é perfeita para quem quer deixar o look bem alegre, iluminado e claro, cheio de personalidade.

Reprodução Pinterest

Aproveite que o ano está só começando para se jogar nas opções de combinações e transmitir cada vez mais sua personalidade através da moda e suas infinitas possibilidades.

Written by