O nosso comportamento de deixar as roupas que mais usamos sempre à vista ou “no jeito” contribui para que 70% das peças que temos guardadas continuem sem uso. Aposte em um guarda roupa funcional para virar esse jogo.

Organizando seu guarda roupa

Muitas pessoas utilizam somente de 20 a 30% de todo o guarda roupa. Isso acontece porque normalmente deixamos as peças que acabaram de ser lavadas ou passadas mais acessíveis nas gavetas ou cabides. Com isso, vemos que ter um guarda roupa cheio, não é sinônimo de ter tudo o que precisa e muito menos de que todas as suas peças são funcionais para o que você quer e precisa. 

Nosso cérebro não consegue assimilar muitas opções, então, quanto mais peças você tiver, mais dificuldade para se vestir aparecerá. 

É comum que pessoas com um guarda roupa pouco funcional passem por algum estresse no momento de se vestir, pois sempre acabam não vendo todas as opções disponíveis, acreditam não ter roupa e fazem alguma compra por impulso. 

Reprodução: Pinterest

O que é um guarda roupa funcional?

Não por ironia, um guarda roupa funcional é aquele que: funciona para o que você precisa. Pode parecer óbvio, mas muita gente ainda tem dúvidas do que é e como ter um guarda roupa com peças chaves e em menor quantidade. 

Para começar a ter peças que funcionarão no seu dia a dia é preciso entender que para isso são necessárias peças que se conectem com seu estilo pessoal, corpo e bolso. 

Por mais que a moda seja feita de tendências, não são todas elas que se encaixam na nossa personalidade, ou seja, antes de comprar uma roupa, sapato ou acessório pense se você realmente irá usar. Costumamos comprar uma peça pensando em uma ocasião que sequer existe. 

Reprodução: Pinterest

Como ter um guarda roupa funcional?

Sabemos que um guarda roupa cheio dá a impressão de infinitas oportunidades, mas sabemos também que quanto mais opções, mais difícil se torna a decisão do que vestir. 

Mas se você quer dar um novo sentido às suas roupas e não perder tanto tempo na hora de montar um look, fica de olho e já anota essas dicas: 

  • Separe por pilhas o que não serve mais, que precisam de ajuste, para doar, peças em bom estado e as que deseja manter, por exemplo. Você verá que o número de peças reduzirá bastante; 
  • Veja quais peças mais aparecem no seu guarda roupa, se são as mais coloridas, estampadas ou neutras. Um guarda roupa com muita informação faz com que as combinações fiquem mais difíceis, por isso, dê preferência para comprar itens mais básicos e neutros no caso de um guarda roupa mais colorido e estampado; 
  • Contabilize as modelagens presentes no seu guarda roupa, caso tenha mais calças, abra espaço para partes de cima e vice e versa. Dê prioridade ao que tem em menor quantidade;
  • Deixe seu guarda roupa com a cara da atual estação do ano, não é muito fácil encontrar camisetas entre casacos e tricô, certo? 
  •  Peças sem par, danificadas são perfeitas para criar volume. Sempre que for mexer no guarda roupa, não deixe de passar pela gaveta de meias, lingerie ou aquela que colocamos peças sem uso;
  • Tenho certeza que você deve ter guardado alguma peça que não te serve, mas a mantém por perto para o dia que ela irá ou voltará a servir. Que tal ter peças que te servem e te ajudarão a compor looks para o agora? 
  • Organize suas peças de forma visual, afinal, quem não é visto… você já sabe. Caso tenha espaço, evite colocar mais de 2 peças em um mesmo cabide;

Limpei meu guarda roupa. E agora?

Todas as vezes que limpamos o guarda roupas nos perguntamos o que fazer com aquelas pilhas de peças que separamos. Algumas delas trocamos entre amigas, por exemplo, mas mesmo assim algumas ainda ficam “sem destino” e ao invés de fazer volume no guarda roupas, fazem volume em algum outro cantinho. 

Você já imaginou que pode vender o que não usa mais, ganhar dinheiro com aquelas peças que estavam paradas sem utilidade e ainda ajudar outras pessoas? Aqui na Daz você pode trazer suas roupas, sapatos e acessórios em bom estado para serem avaliados e as peças que não forem selecionadas podem ir para doação. Todos os meses, a Daz contribui para o Bazar da UNIBES e ajuda a manter projetos que cuidam de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Criar novos hábitos não é uma tarefa fácil, mas a gente garante que a praticidade que virá depois vai fazer você se perguntar o motivo de não ter feito isso antes. Por isso, diminua os excessos, comece com calma, faça uma análise de tudo o que tem, que gosta e quer manter. E uma dica de ouro é: usou o lookinho e gostou? tire fotos! Isso irá te ajudar nas próximas vezes.

Written by