imagem verde com elementos textuais informando qual o assunto que iremos tratar no blog.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e que mais utilizam de recursos naturais e produtos químicos. Mas para mostrar que a moda pode ser amiga do meio ambiente vamos te contar como a Daz ajuda o meio ambiente e contribui com a sociedade a partir de peças second hand.

O que são peças second hand?

O second hand explora a curadoria e a revenda de peças usadas e/ou seminovas. Com o momento em que estamos passando em nível ambiental, a moda second hand tem alcançado cada vez mais pessoas e além de uma tendência, vem se tornando um novo hábito de consumo entre pessoas que se preocupam com o mundo que vamos deixar. 

Peças de segunda mão são facilmente confundidas com peças que possuem má qualidade, avarias ou outras negativas, mas o que muitos não sabem é que o mercado second hand está ganhando cada vez mais visibilidade, principalmente no Brasil. 

Vantagens do second hand

Sem sombra de dúvidas uma das maiores vantagens do second hand é o preço mais acessível de peças de roupas, sapatos e acessórios mesmo que de luxo, por exemplo. As peças de segunda mão estão cada vez mais passando por processos de curadoria e lojas segmentadas por estilos podem ser encontradas com mais facilidade se compararmos com poucos anos atrás. 

Optando pela moda circular ou moda sustentável, o consumidor não está apenas consumindo peças por preços mais acessíveis, mas está contribuindo com que uma comunidade de pessoas com o mesmo propósito aumente e ajude a promover a economia circular. Por isso, além das vantagens ditas anteriormente, vamos te contar mais algumas curiosidades para você começar a consumir consciente e não parar mais. 

Economia circular na moda

Como falamos anteriormente, o nosso comportamento no agora terá impacto direto no mundo que vamos deixar lá na frente e como sempre falamos, cuidar do meio ambiente não é mais uma opção. Mas como podemos melhorar nossa relação com o meio ambiente? 

A economia circular é baseada em 5 pilares:

  • Repensar
  • Recusar
  • Reduzir 
  • Reutilizar 
  • Reciclar

O que chamamos de 5 R’s devem ser aplicados nos materiais e em energia. Basicamente, para aplicar os tópicos acima você precisa se questionar sobre a sua relação com o meio ambiente desde o momento em que adquire algo, até o momento de descarte. É importante que você aprenda a falar “NÃO”, neste momento você começa a repensar as compras por impulso e adquire apenas o que é necessário. 

Ainda sobre consumir de forma consciente, ao comprar apenas o necessário, você ajuda a reduzir o uso de recursos naturais esgotáveis como água e energia. Fora que muitos materiais podem ser reutilizados, como retalhos e aviamentos, ou seja, neste momento você pode soltar sua imaginação e criar outras peças ou acessórios com a sua cara. 

O consumo mais consciente pode ser feito através de diminuir os itens que você possui no seu guarda roupa e optar pela compra de peças que você realmente irá usar. Outra opção que vem fazendo muito sucesso é procurar brechós para a venda de itens seminovos em bom estado de conservação e assim, aumentar o mercado de second hand. 

Mercado second hand sem complicação

Você quer começar a colocar peças de segunda mão no seu dia a dia, mas não sabe como? Aqui na Daz a gente consegue te mostrar como é fácil e como você encontra opções incríveis que farão você se perguntar como não pensou nisso antes. 

Aqui na Daz você encontra peças que passaram por um cuidadoso processo de curadoria até chegar em nossos pontos de vendas que são duas lojas físicas localizadas em São Paulo e o ecommerce que faz envios para todo o país. Além de peças second hand, nossas lojas trabalham com peças novas que nunca foram usadas. Há alguns anos, comprar em brechó deixou de ser sinônimo de peças surradas ou desgastadas e virou um hábito de quem se preocupa com a economia e meio ambiente.

De acordo com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, no ano de 2021 durante a pandemia da COVID – 19, houve um aumento de mais de 48% de lojas que vendem itens de segunda mão. E também, segundo informações das ferramentas de buscas do Google, entre os primeiros semestres de 2019 e 2022 a busca por itens de segunda mão apresentou aumento de 572%.

Compromisso Daz Roupaz

A Daz surgiu em 2016 com o objetivo de ser uma plataforma que garimpa roupas únicas de segunda mão para circular oportunidades econômicas imediatas e marcas amadas da moda  para pessoas inteligentes pagarem menos, levarem mais e ainda ajudarem o Planeta. Nós contamos com uma rede de pessoas que juntas escolheram fazer diferente. 

Written by