A trend que saiu do aplicativo Tik Tok e é inspiração para estilos de roupas, maquiagens e até mesmo decoração. Você já ouviu falar em vanilla girl aesthetic ou sabia que o estilo minimalista era chamado assim?

Tendência nas redes sociais 

Há uns anos as trends nasciam em novelas, como por exemplo, o ano em que Giovanna Antonelli hitou com a case de celular em formato de soco inglês, o esmalte azul cobalto ou até mesmo com o acessório que juntava em uma única peça anel e pulseira na novela O Clone. 

Porém, com o passar dos anos as tendências vindas de meios de comunicação como a televisão e seus conteúdos foram ficando em segundo plano e na linguagem dos jovens, as trends começaram a ser vistas nas redes sociais com as influenciadoras digitais. 

O que hoje é uma profissão e muitas criadoras de conteúdo possuem uma carreira consolidada no meio digital, começou em meados de 2010 com a chegada do Instagram, rede social que permite o compartilhamento de fotos e consequentemente, o lifestyle de seus usuários. Depois veio o estilo Tumblr, que virou febre no ano de 2016 e que possuía o mesmo nome da rede social. O estilo consistia em fotos em poses e com edições mais melancólicas, assim como roupas em cores neutras no bege, preto, cinza e branco. 

No ano de 2018, a rede social Tik Tok apareceu como um meteoro no lançamento de trends de moda, coreografias, por exemplo. Até o ano de 2021, a rede já havia alcançado mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Como surgem as trends no Tik Tok?

Se você é um heavy user de redes sociais, já deve ter percebido que quanto mais vezes procura ou consome um conteúdo, mais ele aparece no seu feed, no chamado explorar ou “for you”, certo? Basicamente, para um conteúdo se tornar trend ou viral, ele aparece repetidas vezes para quem busca sobre o assunto e acaba despertando a curiosidade em reproduzi-lo. 

O que muitos não sabem, é que após esse conteúdo ser visualizado determinados números de vezes, ele começa a ser entregue para criadores de conteúdo com contas mais relevantes e os mesmos podem aderir ao conteúdo e lançar sua própria versão ou aderir aos famosos challenges, formando assim uma microtendência.

Quando o conteúdo começa a se disseminar, grandes marcas podem lançar produtos que se encaixam na trend do momento ou até mesmo divulgar os produtos similares e assim conseguindo com que diversos públicos, independente da região ou classe social adquiram produtos para estarem dentro da trend. Porém, assim como outros conteúdos virais, podemos dizer que as trends possuem “data de validade”, uma vez que em pouco tempo algo novo irá surgir e gerar todo o buzz novamente

Trend Vanilla Girl

Depois de muitas coreografias, reverse, brazil core e tantas outras variedades de conteúdos, a mais nova trend no Tik Tok é o Vanilla Girl ou Vanilla Girl Aesthetic. 

Reprodução: Acervo Daz Roupaz

Na rede social, a hashtag #vanillagirl já acumula mais de 630 milhões de postagens e #vanillagirlaesthetic fica em segundo lugar com mais de 220 milhões de postagens. 

Diante disso não podemos negar que a trend se tornou um conteúdo bastante relevante na plataforma, mas você sabe o que te tornaria uma vanilla girl? 

Reprodução: Pinterest

Para quem está adepto ao estilo vanilla girl, um lifestyle mais soft, minimalista e aconchegante é comum. O estilo abraça roupas mais delicadas, malhas fofinhas e cores neutras. Já nas maquiagens, as “garotas baunilhas” utilizam um pouco de corretivo, sobrancelhas penteadas, rímel apenas para pentear os cílios, bochechas rosadas e presilhas no cabelo. 

Reprodução: Pinterest

Porém, alguns internautas citaram uma problemática que está diretamente ligada ao estilo que é: ao entrar na plataforma e procurar pela trend de vanilla girl, o conteúdo em sua maioria é produzido por meninas brancas e magras, sendo esse último um padrão distante de muitas meninas e ao mesmo tempo, excludente com usuários negros.
Outros falam também, que no Brasil, por exemplo, a disseminação do “aesthetic” não será tão grande pelos motivos de sermos um país com diversidade racial e principalmente, pelos corpos bastante curvilíneos. Além disso, o Brasil também é associado com um estilo mais alegre, colorido e festivo, o que vai totalmente na contramão do vanilla girl e suas características principais.

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