Imagens de pele bronzeada ao fundo com o título em vermelho e branco no lado inferior esquerdo.

Cuidados com a pele são indispensáveis durante todo o ano, mas quando a época de sol chega, devemos ter mais atenção. Uma pele bronzeada é bonita, mas para que se mantenha assim são necessários alguns passos pré e pós exposição.

Pele no verão

Cuidados com a pele no verão.
Foto/Reprodução: Pinterest @Glamour Brasil

Nos meses de temperaturas mais altas e também com a chegada das viagens de final de ano é mais comum ficarmos expostos ao sol. 

Essa exposição pode acontecer tanto na praia como na piscina e alguns cuidados são necessários tanto antes como depois desse período. 

Sabemos que o verão é muito esperado para que a gente fique com a pele bronzeada e muitas gostam das famosas marquinhas. 

Mas se você quer uma pele saudável antes, durante e depois, assim como manter o bronze por mais tempo, fique de olho nas dicas a seguir.

Pele bronzeada

Cuidados com a pele bronzeada.
Foto/Reprodução: Pinterest @Luisana

Antes de tudo, você sabia que cada pele tem um tempo de fixação do bronze? 

Para algumas pessoas a sensação de pele dourada pode durar mais do que para outras. 

Mas antes de qualquer coisa, não se esqueça que a proteção solar é indispensável, assim como o cuidado com os horários de exposição ao sol. 

Lembrando que o fator de proteção deve ser de no mínimo 30 e deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição e reaplicar a cada 2 horas. 

Fique de olho no relógio, e prefira os horários de menor incidência que são: antes das onze da manhã e depois das quatro horas da tarde. 

Anotou essas dicas valiosas para cuidar da sua pele em qualquer época do ano? Então fica que vamos te contar sobre como cuidar do seu bronzeado.

Capriche na hidratação

Hidratante corporal.
Foto/Reprodução: Pinterest @Natural Today

O aspecto de pele ressecada pós sol é muito comum, por isso, capriche na hidratação

Manter uma rotina com hidratantes corporais e óleos é ideal para que a pele não descasque após o sol e também para que o bronzeado dure mais.

Para esse momento, os cremes como aloe e vera, pantenol, camomila e manteiga de karitê são super indicados. 

Além da hidratação com cremes e óleos hidratantes, não esqueça de beber bastante água principalmente em dias de exposição ao sol. 

Afinal, quanto maior exposição ao sol, maior será sua transpiração e perda de líquidos.

Cuidados com a alimentação

Comidas que ajudam na melanina.
Foto/Reprodução: Pinterest @Dicas de Mulher

Muito se engana quem pensa que o bronzeado ficará melhor quanto maior a exposição ao sol. 

Preparar a sua pele para isso deve começar, pelo menos, quinze dias antes. Como? 

Não deixe de lado os alimentos com betacaroteno, pois ele é um antioxidante natural com diversos benefícios. 

Combate os radicais livres, estimula o sistema imunológico e também ajuda na formação da melanina, que fica responsável pela pigmentação, proteção da pele e também melhora o seu bronze. 

Então fique de olho para incluir no seu dia a dia alimentos como tomate, cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola, além de espinafre e couve. 

Cuidados na hora do banho

Foto/Reprodução: Pinterest @Luana T Veras

Por mais que um banho quentinho tenha a sensação de relaxamento, pode trazer alguns danos para sua pele e seu bronzeado. 

Banhos quentes e demorados podem causar ressecamento da pele pois prejudicam diretamente a barreira protetora. Ou seja, sua pele perde a oleosidade natural e acaba perdendo agentes que fazem bem para ela.

Use esfoliante

Pele hidratada.
Foto/Reprodução: Pinterest @Bianca

O esfoliante é um ótimo aliado para quem quer manter a pele saudável e claro, bronzeada. 

Não tenha medo de fazer uma esfoliação suave após tomar sol, isso não fará com que você perca o seu bronze, fazendo isso você terá um pele bem mais macia. 

Além disso, outra dica de ouro – ou de bronze – é fazer uma esfoliação pelo menos três dias antes de tomar sol, isso vai garantir que a camada de células mortas seja retirada e você irá absorver o bronze mais rapidamente.

Dica extra

Não tenha pressa, vá aos poucos construindo o bronzeado que deseja. Não queremos uma pele com a cara do verão, mas com problemas dermatológicos a longo prazo. 

E se você quer dar um plus nos seus cuidados, seguindo todas as dicas anteriores, também pode apostar em aceleradores de bronzeamento. 

Mas fique de olho para garantir produtos que foram testados dermatologicamente e que não colocarão sua saúde em risco. 

Afinal, você sabia que a nossa pele é o maior órgão do nosso corpo?

Written by