imagem de cor rosa au fundo com mulher de toalha na cabeça e creme facial.

Skin care deixou de ser apenas um momento de cuidados com a pele e prevenção e passou a ser a parte do dia que muitos utilizam para ter um momento consigo mesmo.

Skin care: o que é?

produtos para skin care
Foto: reprodução Pinterest

Atualmente os cuidados com a pele e corpo vêm sendo mais divulgados. Vemos cada vez mais falarem sobre cremes, hidratantes, ácidos e fórmulas. Mas o que chama atenção também é a rotina de skin care estar ligada com bem estar e cuidado mental. 

No geral, o termo skin care é advindo do inglês que significa cuidados com a pele. Esses cuidados são feitos rotineiramente com práticas que deixam a pele mais hidratada, iluminada e consequentemente, mais saudável. 

O que torna a rotina de skin care única para cada pessoa, é que cada pele possui uma característica e precisa de um cuidado específico. Isso explica a quantidade de produtos que existem no mercado e são lançados com certa periodicidade. 

Além de rotinas para prevenção, existem produtos para tratamento de problemas e/ou incômodos já presentes. 

Lembrando que é importante procurar um dermatologista para entender qual o seu tipo de pele que pode estar entre seca, oleosa, mista, sensível ou acneica.

Importância da skin care

penteadeira com produtos de skin care.
Foto: reprodução Pinterest Shelby

Uma pele saudável e iluminada reflete diretamente na autoestima, além de evitar e tratar manchas e outros problemas que podem vir a aparecer. 

A skin care é feita de acordo com a idade e possui um propósito para cada um. Os adeptos mais novos, geralmente tendem a tratar acnes ou prevenir rugas e linhas de expressão. Já os mais velhos, ou com pele mais madura, focam em manter uma pele mais hidratada, estimular a elasticidade e produção de colágeno. 

Os tratamentos mais comuns encontrados atualmente estão aplicação de Vitamina C, ácido hialurónico e também antioxidantes para que o envelhecimento da pele cutânea não seja tão acelerado. 

Já para a melhor idade, os tratamentos são para reduzir os danos causados pelo tempo e pela falta de acesso aos produtos antigamente. Além disso, nossa pele passa por mudanças diariamente no decorrer dos anos pelos hormônios. 

Um dos produtos que são indicados para todas as idades, durante toda a vida, é o protetor solar com filtros UVA e UVB, além dos componentes antioxidantes. 

Adotando uma rotina

Um dos principais passos para uma rotina de skin care bem sucedida é a constância. Os usuários de produtos de pele e corpo devem ter disciplina em seguir o tratamento, ou seja, para resultados visíveis e duradouros é preciso transformar a aplicação dos produtos em hábitos.

Dependendo do seu objetivo, alguns produtos têm o período certo para serem utilizados, principalmente ácidos, que são indicados para aplicação noturna e remoção pela manhã. 

Além disso, os períodos da manhã e noite são os mais escolhidos para criarmos um momento de relaxamento e cuidado pessoal. 

Passo a passo matinal para a skin care

rotina de skin care pela manhã
Foto: reprodução Pinterest Ashley Robertson
  • Primeiro passo: limpar a pele, mesmo que na rotina noturna já tenha feito a higienização. Pela manhã é necessário retirar todos os resíduos de produtos aplicados na noite anterior, células mortas e até mesmo impurezas do ar. Lembrando que é importante utilizar produtos próprios para a limpeza facial e evitar contato com os olhos. 
  • Segundo passo: o próximo passo é equilibrar o ph da sua pele com a aplicação de um tônico. Além de tonificar, o produto retira impurezas de forma mais profunda e ainda prepara sua pele para receber os cosméticos que virão depois. 
  • Terceiro passo: é importante que os produtos utilizados nesse passo sejam indicados por um profissional, já que cada pele possui uma necessidade. Lembre-se, misturar produtos ou usar os não indicados pode causar efeito rebote. 
  • Quarto passo: estamos mudando a visão de que o protetor solar deve ser utilizado apenas no verão ou quando estivermos em contato direto com o sol. Porém, alguns estudos mostraram que não utilizar o produto pode causar o envelhecimento, desencadear manchas e facilitar o surgimento do câncer de pele. Pensando em criar um produto que cumpra sua função, mas também sirva como uma maquiagem, a indústria apostou em protetores com cor. 
  • Quinto passo: você sabia que a proteção deve ser reforçada a cada quatro horas? E isso deve ser feito inclusive para quem trabalha em escritórios e ambientes fechados, já que a luz azul também afeta diretamente a pele. 

Passo a passo noturno para cuidados noturnos

skin care detox
Foto: reprodução Pinterest
  • Primeiro passo: após ter contato com impurezas, suor e maquiagem no decorrer do dia, é de extrema importância limpar a sua pele no final do dia; 
  • Segundo passo: depois de limpar sua pele com sabonete próprio para esse processo, muitas pessoas acham que a pele já está limpa… mas neste momento entramos com a água micelar ou demaquilante, lembrando que produtos como a maquiagem acumulam nos poros. 
  • Terceiro passo: os cremes noturnos servem para regeneração da pele. Importante não esquecer de espalhar o produto pelo pescoço e colo, enquanto as áreas dos olhos precisam de produto específico. 
  • Quarto passo: ao aplicar o creme, faça uma massagem na região com movimentos circulares de dentro para fora. Assim você estará estimulando a circulação do sangue na região. 

Com uma rotina de skin care constante e para o seu tipo de pele, você conseguirá um resultado saudável, luminoso e também reduzirá o uso de maquiagens. Para que os resultados sejam favoráveis, não esqueça de consultar-se com um médico de confiança.

Written by