Tendências de moda existem desde que o mundo é mundo e marcaram épocas. Seja a Belle Époque em que o foco eram cinturas marcadas, os anos 80 em que as ombreiras estavam na moda ou anos 2000 que a cintura baixa era a menina dos olhos das fashionistas. Mas e se a gente te contar que moda vai além do que vestimos?
Tendências são criadas com antecedência
Primeiramente, uma tendência de moda é o que move a produção dentro do mundo da moda.
Podemos incluir nas tendências muito mais do que vemos nas lojas, como por exemplo: a ideia, a produção e também como ela será divulgada.
O que são tendências?
Com certeza essa palavra não sai do vocabulário das fashionistas e profissionais da moda, mas será que todo mundo sabe do que se trata?
Basicamente, tendência de moda é o que se usa em algum momento e está mais atrelado ao mundo da moda.
Ela pode estar inserida em roupas, sapatos, acessórios e calçados, além, é claro, de cores, formatos e materiais que fazem parte da produção de um item.
Basicamente, uma tendência para ser lançada leva em consideração um público ou estação do ano.
Anos atrás nós tínhamos acesso às tendências por alguma novela ou filmes, não é mesmo?
Mas atualmente, com o crescimento das redes sociais, cada vez mais somos impactados por criadores de conteúdo ou as famosas blogueiras.
As tendências de moda existem desde que o mundo é mundo e além de marcar épocas, também marcaram a forma que nós nos vestimos.
A lista seria bastante extensa ou quase impossível trazer todas elas aqui, por isso, por que não fazer uma retrospectiva de algumas tendências que já passaram por nós na última década?
E quando falamos em tendências de moda da última década, não falamos apenas do que vestimos, mas também sobre comportamento e hábitos de consumo.
Estilo de Rua
As tendências de moda mudam de acordo com as regiões de um mesmo país, quem dirá ao redor do mundo.
O street style ou moda de rua continua sendo um dos principais guias para saber o que realmente “caiu no gosto” das pessoas.
Andando nas ruas você consegue identificar o que já é moda e também o que merece atenção.
Acessórios em destaque
Acessórios sempre fizeram parte da história da moda, fossem eles mais minimalistas ou chamativos.
Um colar, mix de pulseiras ou óculos de sol oversized pode ser o que faltava no seu look.
Por isso, nos últimos anos, o maxi acessório foi visto em muitas tendências ao redor do mundo.
Tendências ao retorno do vintage
As roupas que foram sucesso anos atrás aparecem em muitas produções atuais.
Acredita-se que a nova geração esteja em busca da sua identidade e individualidade na hora de se vestir.
Não podemos negar que uma tendência que veio para ficar é mostrar cada vez mais sua personalidade através do que se veste.
Análise das passarelas
Desfiles e semanas de moda ainda são as maiores fontes de divulgação do que será ou não tendência na próxima estação.
Mas o que também podemos perceber ao longo dos anos é que a forma como isso tem sido falado mudou.
Hoje em dia é muito mais fácil com a internet, você encontra sites especializados trazendo detalhadamente o que foi desfilado nas passarelas.
Além disso, também temos os influenciadores digitais que transmitem desfiles das principais semanas de moda em tempo real.
Moda e tecnologia
Há alguns anos atrás era impossível pensar que você poderia fazer suas compras sem sair de casa.
Mas com o passar do tempo, comprar pela internet se tornou um hábito e muitas pessoas não se lembram da última vez que foram a uma loja física, por exemplo.
Ao passo que esse comportamento foi crescendo, hoje você encontra desde vídeos detalhados sobre um produto, até provadores virtuais que você consegue visualizar como uma roupa ficaria em você.
Diversidade na moda
Ainda temos um longo caminho pela frente, mas já avançamos bastante quando o assunto é diversidade na moda: seja de corpos, ou pessoas no mercado da moda.
Por muitas e muitas vezes não encontrávamos corpos plus size ou com deficiência.
Ou por exemplo, pessoas que não saíssem do padrão estampando alguma campanha ou ocupando outros espaços.
Moda masculina
Sempre ouvimos falar que homens são básicos ou que não estão tão preocupados com a imagem.
Esse cenário vem mudando ao longo dos anos, a procura por conteúdo de moda masculina e também por cuidados pessoais aumentou consideravelmente.
Fique de olho, pois as chances desse mercado crescer nos próximos anos são grandes.
Home Office
Antes da pandemia de COVID, alguns trabalhos já proporcionavam esse tipo de rotina para alguns, mas no período em que tivemos mais reclusos e o pós, aumentou o número de funções home office.
Sabemos que mesmo não tendo uma rotina de contato com outros funcionários, precisamos estar sempre a postos para reuniões de última hora.
Por isso, algumas marcas já entenderam a necessidade de criar roupas que unem conforto e estilo para essas ocasiões.
Com o andar do mercado, acreditamos que o home office ficará presente por muito tempo ainda.
Realmente não podemos negar que a moda vai muito além do que vestimos, ela inclui hábitos e comportamentos.
Você já tinha parado para pensar em algumas dessas questões?