cabelos cacheados em fotos de fundo com título em branco e vermelho ao lado inferior esquerdo da imagem.

Cacheadas precisam de mais cuidados com os cabelos para finalizar os cachos, para o day after, para que as pontas não fiquem ressecadas. Ou seja, os cuidados com os cabelos cacheados demandam tempo, autoconhecimento e dinheiro.

Crises capilares

Cabelo ressecado e tesoura
Foto/Reprodução: Pinterest @oneHOWTO

Quem nunca enfrentou desafios para cuidar dos cabelos independente de como eles são? Seja por uma raiz mais oleosa, pontas secas, fios porosos ou simplesmente o dilema de querer mudar os fios? 

Isso ocorre mais frequentemente do que pensamos com as cacheadas. Nem sempre pensamos que cada cacho é um cacho e cada cacheada tem uma curvatura e isso faz com que a busca por produtos e cuidados não seja tão fácil, pois há a necessidade de experimentarem produtos até encontrarem aqueles que melhor funcionam no fio. 

Como falamos, cada cabelo é um cabelo e cenários como porosidade dos fios, comprimento e até propensão ao frizz impactam o resultado final.

Fique de olho no formato dos cachos

Cacheadas com curvaturas diferentes.
Foto/Reprodução: Pinterest @cacheia

Você com certeza já deve ter percebido, mesmo que de forma “superficial”, que existem cachos de curvaturas diferentes e os cabelos ondulados, isso acontece porque o formato de “mola” varia e dessas características que aparecem as variações 3A, 3B e 3C. 

Os cabelos são separador por números e eles ajudam a identificar em qual deles o seu cacho se encaixa e com isso você pode ter escolhas mais assertivas nos produtos capilares:

  • 3A – Cachos finos: Os cabelos com essa curvatura costumam ter uma raiz mais fina e cachos mais largos e parecidos com os feitos com babyliss. Os cachos 3A apresentam maior dificuldade em ficarem volumosos ao longo do dia e acabam se “desfazendo” com maior facilidade; 

  • 3B – Cachos médio: Nos cabelos com essa curvatura os cachos já nascem desde a raiz, são mais estreitos e definidos com a textura dos fios mais áspera. Por ter cachos mais fechados eles não se desmancham facilmente e isso pode deixar o comprimento dos fios mais secos e volumosos; 

  • 3C – Cachos grossos: A curvatura 3C já são cachos com mais estreitos e fechados desde a raiz e bem próximos uns dos outros. A estrutura desse cacho é bem definida e mais difícil de desmanchar. Além disso os cachos 3C estão mais próximos da categoria de cabelos crespos e costumam ser mais finos e frágeis e também apresentam maior possibilidade de ressecamento principalmente nas pontas;

Cacheadas x seus desafios

Ter, cuidar e manter um cabelo cacheado é preciso ter disciplina para cuidar dos fios. Isso porque as cacheadas enfrentam o ressecamento e fios mais frágeis. 

Devido a curvatura dos fios a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não consegue atingir todo o comprimento do fio e causa o ressecamento principalmente das pontas. 

Além disso, o frizz também acaba sendo bastante presente em fios cacheados, mas ele não deve ser visto como um vilão. Afinal, o frizz é um dos responsáveis por dar forma aos cachos e volume para as cacheadas.

Outro fator muito comum na rotina das cacheadas é o “encolhimento” dos fios. Quando o cabelo cacheado está molhado ele passa a sensação de ser bem maior do que quando está seco e também tem a questão de parecer que o fio demora mais do que outros mais lisos para crescer. 

As cacheadas também passam pelo processo de encontrar finalizações que mais se encaixam no fio e por isso podem levar algum tempo para conseguir deixar os cachos como desejam. 

Se você quer descobrir algumas dicas de como conseguir aquela finalização, está no lugar certo.

Cacheadas, façam hidratação

Hidratação para cacheadas.
Foto/Reprodução: Pinterest @blogcabeloafro

A touca quente é uma aliada! A dica é apostar na de cetim com abertura para secadores, pois além de ajudar que a secagem dos fios seja mais rápida também não agride os fios. 

O acessório ajuda que o ar chegue em todo o cabelo por igual e também diminui o contato direto com os fios. Outra vantagem é a redução do frizz.

Apostem no cronograma capilar!

Fases do cronograma capilar.
Foto/Reprodução: @Brubelezaesaúde

Todos os fios sofrem diariamente com a poluição, contato com fontes de calor ou produtos químicos. 

O cronograma capilar não é um bicho de sete cabeças e nem deve! Os cuidados devem ser feitos 3x na semana e ter a duração de 4 semanas e contém: hidratação, nutrição e reconstrução.

Lembrando que você precisa entender as necessidades do seus fios.

Invista em produtos específicos

Produtos para cuidados com os cachos.
Foto/Reprodução: Pinterest @LovisaPhoto

Utilizar produtos específicos para o seu cabelo não é gasto, é investimento e também a melhor forma de garantir que seus cachos terão o tratamento certo.

Ter produtos que irão suprir as necessidades do seu fio fazem com que até o resultado final dos cabelos seja diferente e fiquem mais perto daquilo que você busca e espera.

Lavagens menos agressivas

Cacheadas precisam de cuidados com os fios.
Foto/Reprodução: Pinterest @Viori

Todos os tipos de cabelos precisam de cuidados periódicos, mas os cabelos cacheados precisam de cuidados extras. 

Shampoos e condicionadores podem ser agressivos aos fios, isso por causa do sulfato, parabenos e petrolatos que são químicos mais agressivos e podem causar o ressecamento, perda da oleosidade natural dos fios e outros problemas. 

Para amenizar os atritos com os fios, hoje em dia conseguimos encontrar algumas técnicas de lavagens como: no poo, low poo e co wash. 

Basicamente as técnicas se resumem em:

  • No poo: Elimina totalmente o uso do shampoo, tanto que o No (significa não) e o Poo (abreviação de shampoo);

  • Low poo: Baseia-se na retirada do sulfato dos produtos utilizados na lavagem do cabelo. Nessa técnica os produtos não utilizam em sua composição o químico; 

  • Co wash: A limpeza dos fios é feita por um condicionador próprio para limpeza dos fios.

Mas sempre lembrando da individualidade de cada fio e que a escolha da melhor técnica vai depender da estrutura do seu cabelo.

Cacheadas, encontrem suas escovas

Escova para cabelos com cachos.
Foto/Reprodução: Pinterest @TristarBoutique

Manter os cachos não é fácil, demanda tempo e cuidado todas as vezes que esses processos são feitos. 

Mas você sabia que há uma escova própria para cabelos cacheados? Para manter os fios saudáveis é importante se atentar em como penteamos e qual escova usamos. 

No mercado já existem escovas específicas para cada curvatura do cacho, um exemplo é a escova polvo que ajuda a desembaraçar os fios cacheados sem quebrá-los e também auxiliam na definição.

Além do cuidado em escolher a escova ideal, é importante que você, cacheada, tome alguns cuidados na hora de pentear o cabelo. Uma delas é não pentear o cabelo com os fios secos, pois as chances de quebra são muito maiores, comece o processo das pontas para a raiz e aproveite para iniciar esse processo no banho após a aplicação do condicionador. 

Usar o cabelo natural, ainda mais para quem tem os fios cacheados exige alguns cuidados que não podem ser deixados de lado. Ter um cabelo saudável também vai além do que se usa de fora para dentro. 

Mantenha uma alimentação saudável, com vitaminas e beba muita água. Isso com certeza irá refletir na saúde dos seus fios. 

Written by