Y2K, year 2000 ou traduzindo, anos 2000 é uma sigla internacional que vem aparecendo com certa frequência para quem está por dentro das tendências de moda. A gente te conta mais sobre ele e o retorno de alguns itens da virada do milênio.
Estiloso e controverso
O estilo dos anos 2000 pode não trazer grandes referências de moda hoje em dia, além de ter tido muitas peças em alta que atualmente fazem o nariz de muita gente torcer. Mas não podemos negar que mesmo assim, muitas peças que usamos há mais de 20 anos atrás estão cada vez mais presentes hoje.
Quem não se lembra de séries como Hannah Montana, As Visões da Raven ou Os Feiticeiros de Waverly Place? Então, praticamente todas essas séries, assim como seus figurinos, traduzem exatamente o que foi a moda Y2K.
Além disso, não podemos esquecer das influenciadoras da época, como Hilary Duff, Paris Hilton e Lindsay Lohan que desfilavam com conjuntos em plush, calças de cintura – bem – baixa ou sobreposições de vestidos com calças.
Problemáticas no Y2K
Por mais que as referências de peças estilo anos 2000 estejam voltando com tudo, existem algumas problemáticas que foram abordadas por profissionais da área de moda.
Um dos pontos mais comentados, é o retorno das calças de cintura baixa, isso porque o item, para muitos, foi o “responsável” por criar algumas inseguranças em corpos considerados fora do padrão na época e também por modificar o formato físico de adeptas ao modelo.
Além disso, ao contrário do que vemos hoje em dia com influenciadoras de beleza que estimulam a beleza e os cuidados com o cabelos cacheados, crespos e ondulados, a ditadura dos cabelos lisos nos anos 2000 era muito forte.
O que para muitos, fazia com que “não houvesse” uma personalidade, já que o mesmo estilo de cabelo fazia, literalmente, a cabeça de todo mundo.
Tendências que vieram do Y2K
Muito se fala na moda e retorno das peças dos anos 2000, mas se a gente te perguntasse agora, além da cintura baixa, quais peças você usaria de novo… Você lembraria de alguma?
Pode não ser tão fácil de lembrar, mas vamos trazer algumas referências que com certeza fizeram parte de algum momento da sua vida.
Moletom de plush
Os conjuntinhos aveludados, com aplicações de strass e monocromáticos estão de volta para um look mais casual e confortável.
Nos anos 2000, a Juicy Culture dava o nome nas produções de celebridades como Paris Hilton e Kim Kardashian, que desfilavam com os looks em diversas ocasiões.
Minissaia
Essa peça causa tanta polêmica quanto a calça de cintura baixa. A minissaia aparecia em produções de celebridades e anônimos, em looks para premiações, clipes, passeios em shopping… Mas nesse caso, além da peça ser mini, ela também tinha a cintura baixa.
O hype da peça estourou novamente quando a grife italiana Miu Miu fez a releitura da peça em seu modelo plissado.
Há quem ame, mas também há quem diga que essa moda já passou e deve continuar guardadinha não só no fundo do armário.
Produções all jeans
Que os looks monocromáticos estão sempre em alta, nós sabemos. Mas as composições all jeans que podem ser, literalmente, da cabeça aos pés, estiveram e permaneceram em alta depois que Britney Spears e Justin Timberlake apareceram combinando na premiação American Music Awards em 2001.
Tênis com salto
Quem não conhece os tênis da All Star? Básicos, coloridos, neutros, de cano alto ou baixo, plataforma ou não…
Mas você é da época em que os famosos tênis tinham SALTO? Esse modelo de tênis também fez com que muitas pessoas olhassem “torto” para o produto que realmente, não é algo tão comum por aí.
Mas tentando repaginar o modelo com as atuais tendências, o modelo volta mais moderno e com uma silhueta diferenciada.
Tênis oversized
Elaborado na década de 80 para ser um modelo de quadra de basquete, os tênis com uma silhueta maior, largos e com cadarços grossos caíram no gosto de quem curte um estilo mais urbano, o chamado street style.
E assim como a febre do modelo Samba, que continua esgotado em muitas lojas e e-commerce, a Adidas continua com lançamentos que queremos ter no guarda roupa. Dessa vez os queridinhos da vez e da moda Y2K são os modelos Campus e ADI2000.
Ambos os modelos apresentam o designer dos anos 2000 com um cabedal mais robusto e cadarços mais largos.
Movimento Y2K
Como pudemos ver, muitas das peças que vemos hoje em dia são referências e releituras de peças, combinações e designers dos anos 2000 ou para os mais conectados às tendências, moda Y2K.
Se um look all jeans, conjuntinhos monocromáticos de moletom ou cabelos extremamente lisos, de alguma forma aproveitamos a moda dos anos 2000 sem saber que anos depois ela retornaria como um grande sucesso entre a geração z e ganharia um nome um tanto quanto, diferente: bem vindos a moda Y2K.