Duas mulheres no meio de araras de roupas sorrindo e o tela em vermelho e branco em destaque na parte inferior esquerda.

Brechó? Sim, e as vantagens de consumir consciente! Você com certeza já deve ter escutado falar em consumo consciente e peças de segunda mão. Mas além do custo mais baixo, você sabe ou imagina quais são os outros benefícios? 

Guia rápido

Guia rápido de benefícios
Foto/Reprodução: Pinterest @ Jessa B

De tempos em tempos a moda vai se reinventando, logo, muitas vezes encontramos peças em nossos armários que já não combinam mais com o nosso estilo e nem com o nosso guarda roupa. E pensando por esse lado, por que não fazer com que essas peças girem e comecem a fazer sentido vestindo outra pessoa? Assim você faz com que a moda e a economia sejam circular e ainda contribui com outras questões, como sustentabilidade. 

Para você que deseja começar a consumir peças de segunda mão, vamos te contar algumas coisinhas antes. 

Primeiro, defina em qual estilo você quer apostar e até quanto deseja pagar, uma vez que existem inúmeros brechós e garimpar as peças demanda tempo e hoje em dia, você não encontra somente lugares em que não há curadoria e os preços podem variar bastante. 

Muito se fala em peças vintage, mas você sabe o que são?

  • Antiguidades: peças com mais de 100 anos já são consideradas antiguidades;
  • Peças vintage: são caracterizadas por peças com mais de 20 anos e menos de 100; 
  • Peças atuais: são peças com menos de 20 anos e alguns brechós trabalham com peças de no máximo 5 anos atrás; 
  • Itens de luxo: marcas nacionais e internacionais que mesmo em brechós ainda possuem um preço mais elevado, são peças consideradas de grifes.

Lembrando que há diferença entre peças vintage e retrô, como explicado acima, as vintage são entre 20 a 100 anos e as retrô são peças atuais inspiradas nas peças mais antigas. 

Depois de escolhido qual estilo faz o seu perfil, chegou a hora de visitar o brechó e se atentar a algumas dicas: 

Como comprar em brechós?

Imagem de roupas e araras organizados.
Foto/Reprodução: Pinterest @ Casa e Festa

Quando você chegar ao brechó, estarão disponíveis uma infinidade de opções para serem escolhidas. Para te ajudar a dar o primeiro passo, separamos algumas dicas rápidas.

Tenha um olhar atento

O universo dentro de um brechó pode ser enorme e cheio de opções, por isso, a dica é: foque nas peças que tenham a ver com você e vá com a mente aberta, você pode se surpreender com o que vai encontrar. Saber o que procura pode te ajudar a otimizar o tempo e fazer escolhas mais conscientes.

Brechó e organização

Sabemos que muitas pessoas ainda encaram brechós como sinônimo de peças com avarias, amontoadas e muitas vezes, expostas em caixas ou sacos. Porém, muitos deles já trabalham com um cuidadoso processo de curadoria onde as peças selecionadas não possuem defeitos e estão em perfeitas condições de uso, além de estarem separadas por categorias como gêneros, tamanhos e cores.

Vantagens de comprar em brechó

Brechó e sua importância para o meio ambiente.
Foto/Reprodução: Pinterest @ Calmwave Studio

Depois de ficar de olho nas dicas acima, vamos te mostrar outras vantagens de consumir peças second hand.

Economia e sustentabilidade

Quando você escolhe consumir peças de brechó, você faz algumas escolhas inteligentes, como: economizar na compra de uma peça nova, uma vez que peças de segunda mão custam menos, ajuda na economia de recursos de naturais, já que não haverá a necessidade de confeccionar um novo item. 

Além disso, comprando peças de segunda mão, você também contribui para que essas peças tenham uma vida útil maior e o descarte precoce e incorreto é minimizado.

Brechó x Preços acessíveis

Pode ser de luxo ou não, optar por peças de segunda mão sempre será mais em conta. Mas lembrando que, o valor mais acessível depende do quanto você está disposto a pagar e quais peças você procura.

Você pode vender suas peças

Isso mesmo, as peças que estão paradas no seu armário podem valer dinheiro e até mesmo créditos para que você compre peças novas. Por isso, antes de comprar novos itens, avalie o seu armário e veja se tudo o que tem lá realmente será usado. 

Alguns itens de luxo, de colecionador ou edições limitadas podem ser investimento, já que dependendo da procura por eles, acabam sendo mais valorizados com o tempo.

Peças únicas

Raramente você encontrará outras pessoas usando a mesma peça que você, então, se você gosta de exclusividade, as peças adquiridas em brechós podem ser uma boa pedido para você chamar de sua.

Sabemos que a moda é a expressão que mais muda com o passar do tempo e muitas vezes estamos falando de meses ou até menos, dependendo da tendência.

Por isso é importante que haja consciência na hora de fazer suas compras e não agir por impulsividade, pois temos dois pontos importantes para atenção: você com certeza teria mais do que precisa e também contribuiria para o uso de recursos naturais na confecção de uma nova peça de roupa. 

E quando falamos em brechós, além da diversidade em estilos, temos também sobre o acervo. Isso mesmo, a maioria dos brechós trabalham com roupas, sapatos e acessórios, mas também não é muito difícil de encontrar lojas que trabalhem com móveis e decoração.

E mais uma vez vai a dica de procurar um desses lugares com a mente aberta de que você pode encontrar muita coisa legal por lá.

Written by