Colagens de celebridades que já passaram pelo red carpet do Met Gala com tela em vermelho e branco na parte inferior esquerda.

Met Gala tem como essência ser um evento beneficente que arrecada fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. Em 1948, um jantar feito para arrecadação de fundos deu o pontapé para o evento que conhecemos hoje. 

O início

Irene Lewinsohn uma das idealizadoras do Met Gala na década de 20.
Foto/Reprodução: Irene Lewinsohn / Steal the Look

A década de 20 foi de extrema importância para o cenário cultural de Nova York e foi aí que tivemos o começo de um dos eventos mais aguardados atualmente. Dois nomes da época, Irene Lewinsohn, produtora de teatro e a designer de palco, Aline Bernstein tomaram a iniciativa de montar uma coleção de figurinos variados para que servissem de consulta e pesquisa para outros profissionais da área teatral.

 A ideia deu tão certo, que na década de 40 o acervo já contava com mais de 8 mil itens e passou a integrar o acervo do Metropolitan Museum of Art, ganhando um departamento próprio que foi intitulado de The Costume Institute. Até hoje esse acervo é alimentado e reúne mais de 33 mil itens.

Metropolitan Museum of Art

Metropolitan Museum of Art em Nova York localizado na quinta avenida.
Foto/Reprodução: metmuseum.org

O Metropolitan é um dos museus mais prestigiados do mundo e fica localizado em Nova York. Passando por alguns momentos difíceis em questões financeiras, no ano de 1948 a instituição lançou um evento para arrecadação de fundos para que o museu pudesse manter suas atividades e o mesmo ficou conhecido como The Costume Institute Benefit. 

Diana Vreeland, responsável pelo Met Gala a partir da década de 70.
Foto/Reprodução: Pinterest – Tumblr

Os anos foram passando, quando em 1972 o evento ficou sob a direção de Diana Vreeland e foi rebatizado como Met Gala.

The Costume Institute Benefit

Exposição Alexander McQueen no The Costume Institute.
Foto/Reprodução: metmuseum.org

A festa beneficente criada para ajudar nos custos do museu não começou com todo o glamour que vemos hoje em dia. Antes de ser o tão famoso Met Gala, o evento era um jantar feito à meia noite no mês de dezembro e o ingresso custava cerca de 50 dólares. A data contava com a mais alta sociedade de Manhattan e nunca acontecia no mesmo lugar, a cada ano um novo cenário era escolhido. 

Quem teve a ideia genial para que o jantar tomasse forma foi Eleonor Lambert, que também foi responsável pela criação do NYFW e lista internacional de mais bem vestidos. 

Met Gala em movimento

Foto/Reprodução: bcharts.com.br

Para que pudéssemos ver o Met Gala como vemos hoje, alguns comportamentos foram adotados a partir do ano de 1973, quando Diana Vreeland, editora de moda começou a prestar consultoria especial ao Instituto após anos no comando da Vogue Us. 

Diana era visionária e não tinha medo de ousar, tanto que foi com a chegada dela que as mudanças começaram a acontecer, como por exemplo, levar o evento para dentro do museu e não mais fazer de forma itinerante, logo, o Met Gala não era apenas um evento para arrecadação de fundos, mas também uma forma de promover as exposições anuais organizadas pela própria Diana Vreeland e fazer disso mais uma de arrecadação. 

Mas você sabia que o dress code do Met é pensado de acordo com a exposição que está sendo apresentada no Metropolitan Museum? Até esse detalhe foi pensado por Vreeland. 

Depois da entrada de Diana, a celebração começou a ganhar notoriedade e tendo em sua lista de convidados membros da high-society, artistas, políticos e celebridades. Além disso, Vreeland era conhecida por seus gostos chamativos e cheios de glamour e isso contribuiu para que o Met Gala começasse a se tornar um sucesso. 

Mudanças no Met Gala 

Foto/Reprodução: Pinterest – Pearl + Creek

Passados alguns anos, já na década de 90, mais especificamente em 1995, o comando do Met Gala ficou sob responsabilidade de Anna Wintour que já era conhecida por seu trabalho como editora-chefe da Vogue Americana.

Após assumir o comando do evento, a arrecadação de fundos já conta mais de 50 milhões de dólares, o que fez com que em 2014, após passar por uma grande reforma, o Costume Institute nomeasse suas galerias com o nome de The Anna Wintour Costume Center consagrando ainda mais o papel fundamental que Wintour teve na evolução do departamento e também da celebração. 

Anna Wintour conseguiu de forma elegante unir a tradição em que o Met Gala se tornava com toda a sofisticação que o universo na Vogue oferecia, o que não poderia ser diferente em questões de elevar o patamar para o que vemos hoje. 

Não só o local do baile e o comando passaram por mudanças, já que até o ano de 1999 o Met Gala era realizado em dezembro, porém, após o falecimento do curador do Costume Institute, Richard Martin, a celebração foi transferida para a primeira semana de maio, data essa que coincide com a primavera no hemisfério norte. 

O baile Met Gala

Foto/Reprodução: Pinterest @ SLFfashion

Todos os anos, a organização de Wintour conta com nomes de peso para recepção dos convidados do Met Gala. Normalmente serão vistos representantes da marca patrocinadora, personalidades da Vogue e celebridades de outras áreas. 

Ano passado, por exemplo, tivemos nomes como Blake Lively e Ryan Reynolds e o designer Tom Ford. 

Fora os anfitriões, a lista de convidados que chega em torno de 600 pessoas, sempre gera bastante buzz até mesmo antes de sua divulgação. 

Desses 600 nomes, Anna Wintour faz questão de aprovar cada um deles, já que não basta ter o valor de 35 mil dólares para garantir a entrada, ela precisa ser oferecida a você. Ou ter acesso a outra alternativa, em que marcas ou grandes empresas do mundo da moda desembolsam 275 mil dólares por mesa e a preenchem com seus convidados especiais e mais uma vez Anna está presente cuidando de quem estará ao lado de quem. 

Os convidados do evento estão entre artistas, esportistas, políticos e nomes da cultura, porém, o grupo está cada vez mais diverso, já que nos últimos anos influenciadores e youtubers também integram a lista de convidados. 

Como todos nós sabemos, o Met Gala acaba sendo também um desfile de looks pensados a partir do tema da festa que muda a cada ano, mas para quem deseja não se arriscar nas produções, pode optar pelo black tie. 

Written by