Recortes com fotos de famosas de fundo e texto em colorido com amarelo, vermelho e azul do lado inferior esquerdo da tela.

Segunda mão ou second hand, por muito tempo as peças de brechós foram vistas como itens surrados, de baixa qualidade e por isso vendidas por um preço baixo. Além disso, mesmo que menor, ainda há um tabu sobre comprar peças de pessoas que não conhecemos ou que não sabemos o que aconteceu. Mas a gente te mostra como essa imagem vem mudando e muitas pessoas veem no brechó uma forma de consumir consciente.

Segunda mão não é surrado

Muito se engana quem pensa e fala que itens de segunda mão foram feitos com materiais de baixa qualidade ou que possuem “prazo de validade”, por exemplo. O que caracteriza uma peça ser de segunda mão, é o fato de que você ou outra pessoa que comprar não ter sido o primeiro dono. 

E o que antigamente era visto com olhos tortos, hoje em dia tem sido uma fatia do mercado de moda – principalmente – que cresce dia após dia e ganha adeptos cada vez mais conhecidos.

O que eu consigo comprar?

Hoje em dia conseguimos encontrar brechós para todos os nichos: os mais conhecidos que são os de vestuário e acessórios, seguido de móveis e decoração e até mesmo itens de casa como eletrodomésticos. 

O que muitos procuram acabam sendo os de roupa, já que muitas pessoas adquirem peças de marcas, em bom estado e por um preço mais baixo do que os praticados nas lojas da própria marca. 

Dependendo do valor que você está disposto a investir e qual item você deseja comprar, hoje em dia há a possibilidade de encontrar desde peças mais básicas para o dia a dia, como itens de luxo entre bolsas, óculos e relógios.

Peças de segunda mão: quem consome?

Já falamos do tabu por trás das compras feitas em brechós, dos benefícios que vão além do lado econômico, mas também é uma forma super válida e importante para o consumo consciente, lembrando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes. 

Você também já deve ter pensado que itens de segunda mão são peças mais antigas ou como muitos gostam de chamar, um estilo mais vintage, certo? 

Certo, mas há um outro lado sendo explorado hoje em dia, que são brechós que trabalham com um cuidadoso processo de curadoria e estão sempre oferecendo em suas lojas, sejam físicas ou online, itens de segunda mão que estão super dentro das tendências atuais. 

Se você costuma acompanhar as redes sociais, já deve ter visto que há pouco tempo, que Roberto Justus levantou a bandeira – de forma negativa – sobre sua ex-mulher, Adriane Galisteu consumir em brechós. E a apresentadora não deixou barato, apareceu em seu Instagram com peças de grifes como Gucci e Chanel apresentando-as como sendo de segunda mão. 

Mas além da comunicadora, você sabia que o mundo de peças de segunda mão é bastante explorado por outras famosas? Quer saber quem? Vem que a gente te mostra. 

Famosas que são adeptas de brechós

Quantas vezes você já viu alguma famosa com itens de luxo e se perguntou quanto será que aquela peça custou? E se a gente te falar que muitas delas podem ter adquirido a peça em algum brechó voltando para peças de luxo? Isso não é muito difícil de acontecer, tanto que vamos te mostrar atrizes, apresentadoras e outras personalidades que são adeptas com consumo consciente e itens de segunda mão.

Isis Valverde

Foto/Reprodução: Pinterest @ UOL

De peças mais básicas aos itens de luxo, a atriz aposta em peças de segunda mão para compor o seu guarda roupa e suas produções.

Gio Ewbank

Foto/Reprodução: Pinterest @ Steal The Look

A famosa já declarou que ama garimpar e encontra peças únicas em brechós, além disso, Gio pontua a importância da rotatividade de peças. 

Manu Gavassi

Foto/Reprodução: Pinterest @ Tumblr

A cantora possui um estilo único e repleto de personalidade. Manu é mais uma famosa e influenciadora que também consome itens de segunda mão e os coloca em muitas de suas produções.

Camila Coutinho

Foto/Reprodução: Pinterest @ TrendsCHK

Influenciadora digital e empresária no segmento da moda, Camila já falou abertamente sobre alguns de seus itens de luxo terem sido comprados em brechós com curadoria voltada para o luxo.

Sabrina Sato 

Foto/Reprodução: Pinterest @ PausaParaFeminices

Sempre vista com looks deslumbrantes e de um estilo ímpar, Sato é fã da moda sustentável e da movimentação que as peças possuem dentro desse meio. Diva dentro e fora das telinhas.

Angelina Jolie

Foto/Reprodução: Pinterest

Quem diria que um dos nomes mais fortes de Hollywood também seria adepta de peças de segunda mão. Quais itens será que Angelina garimpa? Bolsas? Jóias? Roupas?

Julia Roberts

Foto/Reprodução: Pinterest

Você imaginava que a inesquecível Vivian Ward de Uma Linda Mulher era uma consumidora de peças de brechós? Julia já falou que não vê problema nenhum em garimpar peças mais vintage.

Brechós comandados por famosas

Se você chegou até aqui já sabe dos benefícios de comprar peças de segunda mão tanto para a economia, como para o consumo consciente e assim conseguirmos prolongar a vida útil de um ou mais itens. Já te mostramos também que o tabu em volta de itens second hand que é ultrapassado e que hoje em dia temos brechós que atendem todos os públicos: peças do dia a dia, modernas, vintage, de luxo… 

Amada, se até uma estrela de Hollywood não vê problemas em adquirir essas peças, será que não está na hora de começar a pensar com um pouco mais de carinho nessa possibilidade também? 

Para te dar um empurrãozinho, vou te contar algumas famosas que estão por trás de alguns brechós não como clientes, mas como donas. Quem sabe essa não é a chavinha que faltava? 

Peça Rara

Desde de 2007 a atriz Deborah Secco é sócia do Brechó Peça Rara junto da empresária Bruna Vasconi. O brechó foi criado em Brasília e no momento possui mais de 100 lojas físicas espalhadas no DF e São Paulo, além do e-commerce.

Cansei, Vendi

A atriz e empresária Luana Piovani entrou como sócia do brechó voltado para peças de luxo Cansei, Vendi em 2017. No site é possível encontrar peças de segunda mão como roupas, calçados, acessórios de grandes marcas, como de marcas sustentáveis.

Gringa

Atriz, modelo e empresária, Fiorella Mattheis mantém o Gringa, brechó também voltado para peças desejadas de luxo como bolsas, acessórios, sapatos que já foram de atrizes, modelos…

Além de nomes que estão ativos por trás desses empreendimentos, também existem personalidades que mantêm as chamadas lojinhas em sites de desapegos, como por exemplo, Giovanna Antonelli, Cleo Pires e Julia Faria. 

E você, já imaginava que o conceito de roupas de segunda mão era tão amplo e com tantas famosas adeptas? 

Written by