Imagem de uma loja ao fundo com roupas e araras e texto indicativo do título do post em vermelho e branco.

História e significado dos brechós, mostra como é possível ter experiências únicas e encontrar verdadeiros tesouros escondidos. Apesar da prática ser recente para nós, a compra e venda em brechós já é antiga. 

Uma viagem no tempo e na história

Paris e Londres no século 19.
Foto/Reprodução: Pinterest

Os brechós possuem origens bem antigas, podendo ser até mais antigas do que imaginamos. A prática vem desde o século XIX de locais como França e Inglaterra e de lá para cá, muita coisa mudou para que conhecêssemos os brechós como são hoje em dia. 

No exterior há diferença entre as lojas que eles denominam de Vintage Clothings Store que trabalham apenas com peças de roupas, sapatos e acessórios de época e as Second Hand Store, que são lojas que vendem peças de segunda mão, mas sem a especificação de época. 

Desde o século XIX, as peças de roupas já começaram a ser descartadas com mais frequência devido às mudanças e crescimento que a indústria têxtil apresentava. 

Nesse início os brechós eram frequentados por pessoas de classe baixa que procuravam nessas lojas uma alternativa econômica, ou seja, buscavam comprar peças usadas por serem mais baratas. Porém, com o tempo, esses estabelecimentos passaram também a ser frequentados por pessoas da classe média, que viram a oportunidade de adquirir peças de qualidade com o preço baixo. 

No Brasil, o primeiro brechó surgiu no Rio de Janeiro e foi fundado por um comerciante português, cujo seu nome era Belchior e com o passar dos anos a palavra foi passando por transformações até chegar no que conhecemos hoje: brechó. 

Essas mudanças serviram para que com o tempo, as peças second hand fossem inseridas na moda e como uma alternativa de compras não só pelo lado econômico, mas também para o consumo consciente.

História e tesouros escondidos

História de peças de roupas vintage.
Foto/Reprodução: Pinterest @ Tumblr

Hoje em dia, os brechós são muito mais do que locais em que são vendidas roupas usadas, passaram a ser locais em que você encontra peças únicas, vintage ou modernas, mas além de tudo isso, muitos deles guardam verdadeiras joias em forma de roupas, sapatos ou acessórios que já não estão mais disponíveis em lojas convencionais, por exemplo. 

Para quem já foi a algum brechó, sabe que não é exagero quando falamos que ao entrar em um desses espaços você encontra um universo de infinitas possibilidades. Mas lembrando que para que a sua experiência seja positiva, é preciso escolher qual o tipo de brechó: peças vintage, de luxo ou as mais modernas. 

Como a moda é uma forma de expressão humana, muitas vezes as peças que você encontra em brechó dão a possibilidade de transmitir a sua personalidade e criar produções autênticas e únicas. 

História recente 

Brechó físico Daz Roupaz Itaim Bibi.
Foto/Reprodução: Acervo Daz Roupaz

Mais do que encontrar peças por um preço mais acessível e ter acesso a algumas marcas, é muito recente a discussão de como os brechós podem ser um grande aliado do consumo consciente e da moda sustentável. 

Por mais que seja um assunto bastante presente por aqui, não podemos deixar de falar sempre como as compras de peças de segunda mão tem uma grande contribuição para o cuidado ambiental, uma vez que você contribui para a redução de resíduos têxteis descartados de forma incorreta e muitas vezes até irresponsável. 

Além disso, o uso de recursos naturais para a confecção de uma nova peça também pode ser poupado, já que uma calça jeans, por exemplo, pode durar mais uma ou duas décadas. 

Hábitos ganhando força

Atualmente vemos muitos nomes conhecidos aderindo ao mundo do second hand e levantando questões importantes sobre o que e como vamos deixar o meio em que vivemos no futuro. Isso acontece porque o mundo da fast fashion nos condiciona a acreditar que sempre precisamos de peças novas e para isso as coleções em loja mudam, pelo menos, a cada 15 dias. O que nos faz pensar que as peças vendidas hoje em dia, por mais que apresentem um preço alto, foram feitas com um prazo de validade. 

Para que esse comportamento comece a chegar em cada vez mais pessoas, o que antes era encontrado apenas em lojas físicas, muitas vezes com peças sem um processo de curadoria, aglomeradas em sacos ou caixas, vem chegando no virtual, com alguns deles vendendo online com envios para todo o país: seja as redes sociais ou site. 

Outro ponto importante, é que hoje em dia a experiência de ir ao brechó é similar às lojas convencionais, já que muitos deles trabalham com ambientes organizados, com um cuidadoso processo de curadoria e peças em ótimo estado, algumas vezes até mesmo nunca usadas.

Muito além da moda

Incentivo à moda circular.
Foto/Reprodução: Pinterest @ London Organic Beauty

Além de referências de moda e muita história, os brechós carregam um um significado mais amplo: podemos dizer que as lojas de peças second hand desempenham um papel extremamente importante no movimento em prol do consumo consciente e sustentabilidade. 

Estamos falando de práticas que valorizam a reutilização e aumento da vida útil de produtos como roupas, sapatos, acessórios e nos fazem repensar sobre o consumo desenfreado de itens que sabemos que muitas vezes ficarão esquecidos no fundo do armário. 

Outro ponto importante de ressaltar é que, além das práticas sustentáveis, muitos brechós e bazares carregam práticas bastante nobres consigo, como por exemplo, a gestão de muitos ser voltada para organizações sem fins lucrativos e consequentemente apoiando causas e comunidades mais carentes. 

No geral, os brechós oferecem experiências incríveis para aqueles que querem começar, ou já consomem peças de segunda mão. E além disso, nesses locais a moda e a sustentabilidade se encontram. No universo dos brechós você está adquirindo peças únicas, ajudando o meio ambiente e contribuindo para causas sociais.

Então, por que não mergulhar na magia dos brechós e descobrir tesouros escondidos que irão enriquecer seu estilo e sua consciência? Explore um brechó perto de você e abrace essa experiência única ao alcance de suas mãos.

Written by