O inverno no Brasil, por ser um país tropical, chega aos poucos e muitas vezes, os casacos não fazem parte das produções do dia a dia e o frio acaba nos pegando de surpresa. Por isso, se você não quer passar frio, mas ao mesmo tempo não abre mão das tendências: esse post é pra você.
O inverno no Brasil
Quando falamos em inverno, já nos preparamos para temperaturas mais baixas em muitas partes do país, certo? E consequentemente, quando pensamos no frio, já nos preocupamos com o que usar para nos esquentarmos nesse período. Porém, uma grande questão é: como nosso país é tropical, as temperaturas não caem de uma única vez e muitas vezes, somos pegos de surpresa com o frio quando estamos sem um casaco ou uma jaqueta.
Mas se para você essa estação é sem dúvidas o meme de que no inverno as pessoas se vestem melhor, trouxemos algumas dicas de casacos e jaquetas para o inverno deste ano.
Apostas para o inverno
Além da opção de acessórios que ajudem a conter o frio, como lenços, gorros e cachecóis, os casacos e jaquetas são itens que independente do modelo, marca ou cor, todos tem no armário.
Mas assim como outros itens de moda, as tendências para o inverno também existem e se você gosta de passar pela estação mais fria do ano no estilo, aqui você vai conferir alguns modelos que apareceram nas passarelas dos desfiles internacionais.
Modelos extra longo
O sobretudo é uma peça coringa que muitos possuem no guarda roupa, mas os casacos extra longos são modelos que quase tocam o chão. O modelo virá com força para a temporada de frio e para as mais ousadas, o mesmo pode servir como peça principal, ou seja, fazer a vez de um vestido, por exemplo.
Você pode ter como referência o look da Chanel com o casaco + a meia fina fazendo a vez da parte de baixo.
O casaco acolchoado
Já tivemos a presença do puffer em outras temporadas, esse ano o modelo vem em mais modelagens, como modelos mais alongados estilo trench coach ou até mesmo o modelinho de casacos de tweed, por exemplo.
Podemos conferir o modelo mais alongado com o desfile da grife francesa Hermés.
Inverno com ombreiras
A modelagem fez muito sucesso nos anos 80 e retorna para as passarelas – e guarda roupas – nessa temporada de inverno 2023. O item deixa o look com um toque fashion, mas de uma forma mais discreta e aparece em jaquetas jeans, casacos, sobretudos e também nos blazers. As grifes como Saint Laurent e Versace mostram como esse detalhe pode fazer a diferença, mas ao mesmo tempo não chamam atenção.
Peças em couro
Há alguns anos a jaqueta estilo biker chamou atenção de muitas pessoas e passou a fazer parte das produções. O couro volta a aparecer nas passarelas, mas dessa vez de uma forma não tão básica como anteriormente.
Mesmo para o tecido que por si só já traz muita personalidade, ainda tem como acrescentar mais personalidade e vamos te mostrar com as peças da Isabel Marant e Stella McCartney. Podemos ver que há uma textura de ouro envelhecido ou estilo matelassê, fora que o corte mais longo também está super presente.
Corte acinturado
Muitos cortes estão retornando às passarelas, como vimos acima as ombreiras voltaram e agora, o modelo com referência dos anos 50 dá as caras com os casacos mais acinturados. As modelagens apareceram com frequência nas passarelas de Milão e Paris com os desfiles da Versace e Stella McCartney. Além disso, as marcas trouxeram a aplicação em peças mais alongadas como se fossem blazers.
Peludinhos como melhor companhia
Já tivemos a era dos cacos Teddy e ao que tudo indica, os pelinhos continuarão sendo uma boa pedida. Os modelos são diversos e você pode encontrar no estilo mais alongado com botões, como desfilou a grife Miu Miu, ou no estilo jaqueta mais curta com fechamento em zíper, assim como o modelo desfilado pela Chloe. Tudo vai depender de como você se sente mais confortável em utilizar o item fashion no seu dia a dia.
Yeah, motorcycle
Assim como alguns outros modelos, a conhecida motorcycle continuará em alta nesse inverno. O modelo mais amplo e sucesso do street style aparece com algumas novidades, como por exemplo, no desfile da Isabel Marant a cor vermelha chamou atenção por ser diferente do que costumamos ver dos modelos muitas vezes em preto e branco com algumas aplicações.
Como sempre falamos: a moda além de uma expressão de personalidade, pode e deve ser criativa. Temos algumas referências, ideias, mas a melhor parte é poder brincar com as peças e suas combinações. Além disso, justamente por sermos um país tropical é importante adaptarmos uma tendência para onde vivemos e não fazer dela uma única opção.