O cabelo oleoso se dá por diversos fatores, sejam eles genéticos ou pelo uso de produtos errados, em excesso ou a mistura dos dois. Para minimizar esse desconforto, trouxemos algumas dicas rápidas para você colocar em prática.
Oleosidade nos fios
A estrutura natural dos nossos fios é responsável pela produção de oleosidade natural e isso acontece para que a perda de água dos fios seja controlada e o mesmo mantenha-se hidratado. Porém, quando esse processo é feito de forma excessiva, temos um fio mais pesado e é quando surge aquela sensação de cabelo engordurado.
Esse aspecto engordurado é provocado pelo excesso de oleosidade ou sebo nos fios podendo ter diversas razões, mas as mais conhecidas são:
- Fatores genéticos;
- Má alimentação;
- Uso de produtos inadequados;
- Efeito rebote por uso excessivo de produtos;
- Banho com água muito gente;
- Excesso de químicas como colorações e progressiva;
O cabelo oleoso traz incômodo e desconforto, mas independente das causas que podem ser investigadas, temos algumas dicas que podem diminuir a produção excessiva de óleo nos fios.
Cabelo oleoso: como evitar que os fios pesem
Por mais que o real motivo dos fios mais oleosos precise de mais atenção, existem alguns truques que podem fazer com que o seu cabelo produza essa oleosidade em menor quantidade:
Nada de exageros, cuidado!
Muito provavelmente você já ouviu falar ou passou pelo efeito rebote. Mas o que é e como acontece? O excesso de limpeza dos fios causa ressecamento e consequentemente, as glândulas capilares trabalham para que o sebo seja produzido e hidrate seu fio o quanto antes. Ou seja, lave o cabelo para equilibrar a oleosidade, mas não retire totalmente.
O mais indicado é que cabelos com algum grau de oleosidade sejam lavados a cada dois dias, mas não leve como uma regra, pois cada cabelo se adapta a uma rotina e é necessário ficar atento às suas necessidades.
Produtos certos: não é gasto, é investimento!
Os produtos certos dão outra vida aos fios, por isso, procure por shampoos indicados para o seu tipo de cabelo, com isso, as chances de ter um resultado bem sucedido são maiores.
Para cabelos oleosos o indicado são shampoos sem sulfato em sua composição, principalmente o de sódio, já que ele promove uma limpeza muito profunda, removendo a hidratação natural do nosso couro cabeludo e novamente recebemos o efeito rebote. No mercado existem alguns produtos com adição de sulfatos menos invasivos, como: sodium lauroyl sarcosinate, sodium lauryl sulfoacetate e sodium cocoyl sarcosinate. Com eles você tem a limpeza, mas seus fios não são agredidos.
Atenção no condicionador!
Produtos hidratantes devem ser deixados longe da raiz, isso vale para máscaras, óleos e condicionadores. Ao serem aplicados na raiz o efeito passa longe de um fio soltinho e hidratado, ficando com aspecto pesado e de um cabelo sem movimento. Esses produtos devem ser aplicados sempre da orelha para baixo e sempre prestando atenção na quantidade. Lembre-se que quantidade não é qualidade, por isso, evite o uso exagerado.
Fique de olho no seu tipo de fio, muitas vezes a oleosidade da raiz não é a mesma das pontas. E outro ponto importante também é que enquanto condicionadores e produtos hidratantes devem ficar longe do couro cabeludo, o shampoo não deve ser aplicado ao longo do cabelo e sim na raiz, mesmo se o cabelo for oleoso.
Fontes de calor no cabelo
Já falamos sobre banhos com água muito quente, mas você sabia que fontes de calor como secador e chapinha na raiz do seu cabelo também contribuem com a oleosidade?
Além de ajudar na estrutura dos fios, deixar com que os cabelos sequem naturalmente também ajuda na redução da oleosidade. Mas caso seja necessário, tome alguns cuidados, como ajustar a temperatura do secador para morna e não posicioná-lo tão próximo da raiz, por exemplo.
Cabelo oleoso x mãos
Sabemos que muitas pessoas possuem o hábito de passar as mãos no cabelo, seja pelo fio ser liso, por costume ou até mesmo nervosismo. Mas você sabia que as mãos em contato contínuo com o seu cabelo aumentam a produção de sebo? Durante o dia, nossas mãos tocam diversos objetos e acumulam resíduos.
Outra dica que vale ser levada em consideração é evitar passar a toalha continuamente no couro cabelo e ficar muito tempo com ela enrolada nos fios.
Cabelo oleoso não combina com…
Sabe aquela grande questão: dormir mais tarde e lavar o cabelo ou acordar mais cedo? Prefira acordar mais cedo, pois um erro comum que muitas pessoas cometem com frequência é dormir com o cabelo úmido ou molhado. Além de ser um ambiente ótimo para fungos, a raiz do seu cabelo fica mais sensível e consequentemente mais fragilizada.
Para um fio saudável tente lavar o cabelo sempre em períodos em que os fios poderão secar de forma natural.
O cabelo oleoso pode, muitas vezes, trazer alguns desconfortos, ainda mais pelo fato de que a limpeza precisa ser feita com mais frequência, mas sem exageros. Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a manter os fios limpos por mais tempo, basta prestar atenção em algumas ações do dia a dia.