texto de destaque do topo do blog com recortes de tênis Air Jordan e texto na lateral esquerda.

Nike Air Jordan foi criado na década de 80, o primeiro modelo chamado de Air Jordan 1, em parceria com o jogador americano de basquete Michael Jordan, levava as cores preto e vermelho homenageando o clube de Jordan, no Chicago Bulls. 

Michael Jordan

Michael Jordan foto.
Foto: reprodução Pinterest

Nascido em 17 de fevereiro de 1963, Michael Jordan é ex-jogador de basquete norte americano que fez muito sucesso dentro das quadras. O esportista garantiu 6 vitórias na NBA, principal liga de basquete, pelo seu time Chicago Bulls, além de ter sido campeão olímpico. Até os dias atuais, mesmo quase 20 anos após sua aposentadoria das quadras, Jordan é considerado por muitos o melhor jogador de basquete da história. 

Michael Jordan começou o contato com esportes ainda criança, quando entrou na Trask Middle School e se destacou no basquete, futebol americano e beisebol. 

Mesmo seu pai sendo muito fã de beisebol, Jordan logo cedo percebeu que o esporte que fazia seus olhos brilharem era o basquete, tanto que ganhou destaque como arremessador no time Wilmington Little League. 

Muitos acreditam que a escolha pelo esporte pode ter sido também influenciada por seu irmão mais velho, Larry. Os irmãos criaram certa rivalidade dentro do esporte, o que fez com que Michael Jordan aperfeiçoasse algumas habilidades durante o ensino fundamental e médio.

Michael Jordan e os primeiros passos no basquete

Jogador Michael Jordan sorrindo
Foto: reprodução Pinterest – coinmaster free spins daily links

O primeiro passo a caminho do estrelato foi a rivalidade entre Jordan e Larry dentro das quadras, mas o irmão mais velho de Michael não seguiu como jogador pela altura de 1,76 m. 

Por outro lado, Jordan que estava no segundo ano do colegial também não conseguiu entrar para o time de sua escola. Há quem diga que foi pela altura de 1,80 m, junto com suas habilidades que não estavam definidas ou por ser jovem demais e ainda não ter tamanho desempenho físico. 

Nessa época, apenas um aluno conseguiu ingressar no time, Leroy Smith, que já tinha 2 metros de altura. 

Após ter entrado para o time escolar, de acordo com um artigo publicado em 1998 por Kevin Sherrington, do Dallas Morning News, durante o primeiro jogo de Jordan na escola, o esportista marcou 35 pontos e, em suas duas temporadas na equipe, ele calculou a média de 25 pontos por jogo, 12 rebotes e 5,3 assistências.

Apesar de Michael Jordan ter apresentado melhoras em seu desempenho entre um ano e outro, ainda não era visto por muitos como um possível astro e muito menos, que viria a se tornar o que é até hoje. 

Entre os anos finais do high school ou ensino médio americano, Michael foi chamado por Howard Garfinkel para o seu acampamento de treinos de basquete.

Da universidade para a NBA

Michael Jordan no Chicago Bulls
Foto: reprodução Pinterest – Ricky Radaelli

Depois de ter passado algumas temporadas jogando pelo time da Universidade da Carolina do Norte, não ter conquistado títulos ou chegado até as finais dos torneios, Jordan decidiu que era hora de seguir novos caminhos. 

Nesse momento, o jogador começou a dar os primeiros passos para ingressar na NBA, o campeonato de basquete mais disputado do mundo. 

De um lado, estava sua mãe, Doloris, que foi contra a decisão do filho, pois a mesma queria que ele terminasse a faculdade e tivesse um diploma, do outro, seu pai e o técnico Dean Smith apoiaram a decisão dele. 

No ano de 1984, Jordan tornou-se um nome presente para o draft da NBA, que é um evento em que calouros de universidade ou atletas internacionais se apresentam para que equipes possam recrutá-los para seus times. 

Durante o evento, muitos ficaram surpresos pelo nome de Michael Jordan não ter sido a primeira escolha durante o evento de 84, onde Houston Rockets escolheu Hakeem Olajuwon da Universidade de Houston, Portland Trailblazers escolheu Sam Bowie da Universidade de Kentucky, por exemplo. 

Porém, logo em seguida chegou a vez do Chicago Bulls e Jordan foi selecionado.

A estreia do astro das quadras ocorreu em 26 de outubro de 1986 e nesse mesmo jogo, Jordan marcou 16 pontos, fez 6 rebotes e 6 assistências na vitória dos Bulls.

Após terminar a temporada com números que já apontavam o sucesso que ele seria dentro das quadras, Michael também foi convidado para jogar o All-Star Game da NBA em 1985, evento que reúne os melhores jogadores da temporada. 

Enquanto Jordan defendia o Chicago Bulls na NBA, o time ganhou 6 títulos entre os anos de 1991 e 1998 que ficou conhecido como Era Jordan.

Nike Air Jordan

Michael Jordan e Air Jordan
Foto: reprodução Pinterest

Nunca na história um tênis causou tanto alvoroço entre os amantes de tênis como o Nike Air Jordan, modelo endossado pelo jogador de basquete Michael Jordan. Criado na década de 80, quando Jordan ainda era novato na liga da NBA, apenas entre maio de 2018 e o mesmo mês de 2019, a Nike faturou 3,14 bilhões de dólares com a venda do modelo. 

O modelo foi revolucionário tanto na área cultural, como também do marketing esportivo. 

No seu ano de lançamento, a Nike buscava ganhar o seu espaço no meio esportivo, quanto a Converse já dominava as quadras de basquete. 

Em uma tacada de sorte, o empresário Sonny Vaccaro foi o responsável por ligar Nike e Jordan, mesmo quando MJ ainda era calouro e não tinha um nome tão forte no mundo esportivo. 

Além de Michael não ser tão experiente, para um Estados Unidos da década de 80, poucos negros eram famosos. Ou seja, Vaccaro apostou nas suas certezas com o esportista, mesmo os riscos sendo grandes. 

Pensando em sair dos tênis de corrida e entrar nas quadras, o esportista foi escolhido para que pudesse emprestar seu nome a uma nova linha de calçados de cano alto e com cores. Porém, o mais comum era uma marca assinar com todos os jogadores para que eles usassem o mesmo modelo e foi aí que a Nike arriscou mais uma vez, tendo apenas 1 jogador como “garoto propaganda”. 

Por ser um jogador calouro, Michael Jordan também causaria muita identificação com o público mais novo da marca. 

Mesmo com a procura da Nike pelo jogador e um certo tipo de “exclusividade”, até então o sonho de Michael Jordan era fechar contrato com a Adidas. Mas após algumas conversas, o jogador aceitou unir seu nome com a gigante Nike. 

A partir daí criou-se o protótipo do tênis que viria a ser febre entre os amantes de calçados, os pares foram pensados nas cores que formam a trinca do time de Michael, o Chicago Bulls, sendo: vermelho, preto e branco. Já o “AIR” é referência ao jogo aéreo dentro das quadras onde há a sensação de estar voando com a bola nas mãos. 

Concretizando a visão de Vaccaro sobre a identificação entre Michael e o público mais novo, na primeira vez que o jogador utilizou o Nike Air Jordan dentro de quadra, um grupo de garotos criou um verdadeiro alvoroço apontando para os pares do tênis. Porém, pouco tempo depois o Nike Air Jordan seria banido das quadras, uma vez que a NBA somente permitia tênis branco dentro das quadras, independente do time ou do jogador. E não para por aí, a liga de basquete estipulou multa de 5 mil dólares por jogo em que a regra não fosse cumprida. 

Nesse momento, a propaganda dos pares não poderia ser melhor, uma vez que a Nike e o jogador não acataram a regra e o Air Jordan continuou entrando em quadra. 

De acordo com Phil Knight, cofundador da Nike, não demorou muito para que o modelo Air Jordan fosse febre e se tornasse o tênis desejo de muitos e do dia para a noite, os pares começassem a ser vendidos por centenas de dólares. Na época, a maior varejista americana, Footlocker havia pedido 5 mil pares do tênis para abastecer todas as suas lojas, o que mudou em 1 semana, quando entraram em contato com a Nike pedindo um estoque de mais de 150 mil pares. 

Depois disso, além de virar um ícone da cultura pop, o Nike Air Jordan ainda empoderou o negro na sociedade americana quando projetou Michael Jordan como vencedor e assim empoderando e encorajando uma geração de jovens negros. 

Até hoje o tênis continua sendo um sucesso e procurado por muitos fãs do esporte, do jogador, do tênis ou de todos eles. Com tudo isso, o Air Jordan deixou de ser apenas um tênis e até hoje conta com mais de 34 modelos e um espaço no site da Nike onde você pode conferir e interagir com todos os modelos. 

Se você já sabia da história ou se ficou curioso para saber mais, aqui vão 2 indicações de conteúdos visuais para você conferir: Air: A história por trás do logo e o documentário One Man and His Shoes.  

Written by