Beyoncé nunca decepciona e com isso está dando o que falar com a Renaissance Tour não só pelas músicas, mas acima de tudo pelos figurinos impecáveis que usou até agora. Afinal, a diva sempre entrega além do que promete. Seja como for, ela sabe como fazer tudo.
Beyoncé e Renaissance Tour
Agora, temos que concordar que Beyoncé entregou muito mais do que poderíamos imaginar.
A Renaissance Tour começou em maio deste ano e despertou imenso interesse dos fãs de todas as partes do mundo e muitos deles não mediram esforços para estarem presentes.
Beyoncé trouxe junto da Renaissance Tour músicas que foram sucesso ao longo de sua carreira e claro, hits do seu último álbum lançado em 2022, o Renaissance que dá o nome a turnê.
Até o momento não há previsão da turnê chegar ao Brasil.
Inspirações para a turnê
Não muito diferente de outros trabalhos, Beyoncé mostra durante a turnê que é mais que uma artista no palco, suas referências são verdadeiras produções.
Na Renaissance Tour a diva traz referências a cultura ballroom (movimento afro-americano LGBTQIA+ underground criado em Nova York), período renascentista da arte e também um ar futurista.
As apresentações de Queen B vão além da música, sem sombra de dúvidas.
Com toda certeza também precisamos falar sobre o cuidado que Beyonce teve ao trazer moda e cultura para suas apresentações.
Os looks da cantora, por exemplo, tiveram nomes como Balmain, Iris Van Herper, Loewe e Coperni nas assinaturas.
Quer saber mais? Fica com a gente para acompanhar a tour – pelo menos dos looks – até agora.
Beyhive
Agora, para quem acompanhou os shows, o look de abelha foi, sem dúvidas, um dos mais marcantes da turnê.
Isso porque os fãs de Beyoncé são chamados de beyhive (hive = colméia) e ela, no caso, é a abelha rainha.
Nessa produção, Bey utilizou peças da Mugler que remetem às cores, olhos e antenas de uma abelha. Aqui a referência foi ao capacete da grife Thierry Mugler da coleção de primavera/verão de 1997.
Produção 3D
Já no show de Amsterdã, Beyoncé apareceu vestida com um Iris Van Herper feito exclusivamente para ela.
O look foi feito com mais de 900 formas em 3D costuradas individualmente sob um tule e intercalados com cristais da Swarovski.
Para isso foram necessárias 12 pessoas e um trabalho de aproximadamente 700 horas.
Parceria antiga
Em seu segundo show da turnê, Beyoncé apareceu com um look feito exclusivamente para ela assinado por Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain e não podemos esquecer que essa parceria é antiga.
Anteriormente, a dupla já havia lançado uma coleção com inspiração ao álbum Renaissance.
Nesse meio tempo, Oliver também assinou outros 6 looks para a turnê da diva do pop.
Beyoncé + Loewe
A peça mais icônica da Renaissance Tour com certeza é o Loewe.
O macacão que foi todo feito em cristais e desenho de mãos ao longo do corpo é mais uma peça customizada para Beyoncé.
Dessa vez, quem assinou a produção foi Jonathan Anderson em colaboração com a figurinista Shiona Turini.
A inspiração veio de um vestido da grife desfilado na coleção de outono/inverno de 2022.
Coperni esteve presente
De forma surpreendente Beyoncé apareceu montada em um cavalo prateado no encerramento do seu show e, se o intuito era surpreender não só os fãs, ela conseguiu.
Para que isso fosse possível, na produção do look foi utilizado um vestido desfilado pela Coperni na coleção outono/inverno 2023. Também tiveram penas prateadas com cortes a laser para a composição da capa, além dos bordados feitos na Índia, por exemplo.
De acordo com a grife, para que a peça ficasse pronta, juntamente com as etapas acima foram necessárias também centenas de horas de trabalhos manuais.
Referências históricas
Para celebrar o Juneteenth, feriado que comemora a libertação dos afro-americanos que foram escravizados, Queen B utilizou looks feitos apenas por designers negros em sua segunda apresentação em Amsterdã.
Neste dia, uma das produções foi um vestido de paetê rosa feito exclusivamente para Bey entre Adidas e a sua marca de roupas Ivy Park.
Brilha, brilha Beyoncé
Não poderia ser diferente, já que cantora é embaixadora da marca desde 2021.
Queen B usou na turnê joias desenhadas exclusivamente para ela. Os acessórios da Tiffany & Co incluem colares, brincos, pulseiras e até mesmo o fone. Todas as peças incluem centenas de diamantes na sua produção.
Definitivamente não podemos negar que Beyoncé é uma artista que atrai multidões por onde passa e com isso, o cuidado com os detalhes transforma seus shows em verdadeiras experiências que vão além de música.
Afinal, será que o público brasileiro vai conseguir sentir um pouquinho dessa emoção de perto?