Imagem com aluns frascos de perfume e tema em colorido do lado inferior esquerdo

Perfumes costumam ser o cartão de visita de uma pessoa, já que muitas vezes, ao chegar no ambiente você pode ser reconhecido de longe pelo seu cheiro. Mas você sabe por onde começar a escolher um perfume para chamar de seu sem ser somente pela primeira impressão?

Perfumes e fragrâncias

Perfumes e fragrâncias sendo escolhidas.
Foto/Reprodução: Pinterest @Vogue Brasil

Sabemos que o perfume diz muito sobre nós, além da nossa personalidade, para quem possui mais de um item na penteadeira, eles dizem muito sobre o nosso humor e até mesmo as intenções que temos naquele dia. 

Por mais que seja uma delícia experimentar as fragrâncias para decidir qual delas será a sua, podemos dizer também que é uma aventura navegar as opções, uma vez que antes de qualquer coisa é necessário ter autoconhecimento.

Procurando o perfume ideal

Perfumes importados sendo organizados.
Foto/Reprodução: Pinterest @Barbara Duarte

Essa pode não ser uma tarefa fácil, pois além das opções que temos no mercado, há também o que especialistas chamam de família olfativa, notas do perfume, fundo, evolução da fragrância. 

Para os mais leigos, a escolha da fragrância na maioria das vezes é baseada nas notas de saída, ou seja, aquelas que sentimos o cheiro de primeira, mas costumam não durar até o final das horas de fixação. 

Mas a pergunta que não quer calar é: existe um perfume ideal? 

A resposta é que não existe apenas uma fragrância com a qual você vai se identificar, já que existem diversas delas para diversas ocasiões, como por exemplo, um perfume mais marcante para a noite, os suaves para dias mais quentes e fragrâncias que são mais discretas e leves.

Entenda sobre as fragrâncias

Notas para composição de um perfume.
Foto/Reprodução: Pinterest @Haus of Hoodoo

Como falamos acima, uma das formas de encontrar o seu perfume é conhecendo sobre família olfativa, notas e fundo de uma fragrância. 

De acordo com profissionais da área, existem algumas notas predominantes e elas podem ser florais, orientais, frutais, amadeiradas e inúmeras outras. 

Mas além disso, existe também o conceito da pirâmide olfativa onde destacam-se as principais notas que estão na composição do perfume:

  • Nota de topo: é a nota mais leve e que evapora mais rápido. É a fragrância que aparece na primeira borrifada; 

  • Nota de corpo: são mais presentes que a de topo e normalmente surgem minutos depois da aplicação do perfume e normalmente são as que dão a “personalidade” à fragrância. 

  • Nota de fundo: as notas de fundo são consideradas as mais densas na composição de um perfume, ou seja, é aquele cheirinho que vai permanecer na sua pele por mais tempo.

Por isso, uma dica importante na escolha do perfume é aguardar alguns minutos após a aplicação para sentir como a fragrância vai se comportar na sua pele e se é aquilo mesmo que esperava.

Perfume que combina com você

Pode não ser uma regra, mas normalmente utilizamos essa lógica para escolher não só roupas, mas também perfumes que mais se encaixam na nossa personalidade. 

Por exemplo, para pessoas com personalidade mais ousada, é comum que as fragrâncias deixem a sua marca – que podem ser no ambiente ou quando escutamos que o perfume ficou na roupa – e sejam lembradas com mais facilidade. 

Uma pessoa que possui um traço de personalidade mais tímido, normalmente escolhe perfumes mais sutis e cítricos. 

Como dito acima, não há uma regra sobre qual fragrância cada pessoa deve escolher, mas como o perfume com ingredientes de qualidade acaba sendo um investimento, é bom se perguntar: quero ou não chamar atenção? Quero que o meu perfume seja sentido até mesmo antes de eu me aproximar?

Perfumes e a forma correta de testá-los

Foto/Reprodução: Pinterest

Quer saber se um perfume que viu na internet ou sentiu em alguém é realmente aquilo que está procurando? Vamos te dar algumas dicas de como aplicá-lo para saber como a fragrância irá se comportar na sua pele e você decidir se esse será o cheiro para chamar de seu. 

  • Separe as fragrâncias que mais gostou e antes de tudo, faça a aplicação nas fitinhas que estão disponíveis nas prateleiras. Não esqueça de aguardar alguns minutos para que o cheiro final apareça; 

  • Após escolher os que mais agradaram o seu olfato, borrife em diferentes áreas do corpo para que as fragrâncias não se misturem. Importante que nesse momento a pele esteja sem nenhum outro tipo de perfume ou hidratantes com cheiro. 

  • Lembrando que o cheiro do perfume muda de acordo com o pH da nossa pele, alimentação e outros fatores. Então um perfume que você amou em outra pessoa, não ficará idêntico em você. 

Perfumes: onde aplicar?

Saiba onde aplicar o perfume para durar mais.
Foto/Reprodução: Pinterest @Saturn

Quando compramos um perfume, além de querer que a fragrância fique viva na pele, queremos que ele dure fora dela também. 

Mas você sabia que a aplicação do perfume e a fixação também dependem muito do seu objetivo? Também ficamos surpresos com isso e vamos te explicar o porquê. 

Se você deseja que o seu perfume circule entre as pessoas é importante que ele seja aplicado em áreas que possuem mais circulação: pescoço, antebraço e atrás das orelhas. 

Mas se você é do time que prefere que o perfume fique mais tempo na pele do que evapore as notas, escolha lugares menos quentes, como nos ombros e até mesmo sob a fibra do tecido. Mas nesse caso aplique com distância para que não manche sua roupa.

Como conservar o meu perfume?

Perfumes precisam ser armazenados de maneira adequada para durabilidade.
Foto/Reprodução: Pinterest @Ticianelli

Chegou o momento, escolheu o perfume, decidiu entre as fragrâncias mais sutis ou marcantes e levou para casa? Agora saiba como e onde guardar o seu frasco para que as notas continuem conservadas. 

Além da validade do perfume é preciso ficar atento a alguns outros fatores para mantê-lo até lá. 

Você sabia que não é indicado deixar perfumes na exposição de muita luz ou lugares úmidos como o banheiro? 

Por mais que seja prática deixá-lo na mão para ser utilizado depois do banho, por exemplo, uma vez que esses fatores podem interferir na qualidade olfativa e fazer com que o perfume oxide. 

Faça da escolha do seu perfume uma aventura prazerosa e de autoconhecimento. O principal propósito do perfume é fazer com que você sinta-se bem ao usá-lo

Use a fragrância escolhida para contar aos outros um pouco mais sobre você.

Written by