A importância da moda circular na redução do consumo de água pela indústria

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, visando a conscientização sobre o desperdício em todo o planetaque tal repensarmos sobre a maneira com a qual compramos roupas e acessórios e sobre como podemos ajudar a minimizar o impacto ambiental, fazendo escolhas conscientes na hora de comprar?

Fazendo escolhas conscientes na hora de comprar. (Foto: Reprodução)

A sustentabilidade, uma das pautas recorrentes aqui na Daz, é um grande desafio para o setor da moda, considerado um dos mais poluentes do mundo. O papel da economia circular, foco do brechó, é extremamente importante para tornar o ciclo de vida das roupas mais longo, diminuindo a quantidade de peças novas compradas por cada pessoa.

De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água por ano – o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas. Consegue imaginar?

Vamos exemplificar com peça mais coringa do guarda-roupas, a camiseta básica, de algodão, que todos usamos e provavelmente temos mais de uma parada no armário. Para produzir uma única camiseta de algodão são necessários 2.720 litros de água, como levantado por um relatório do Instituto Água, que você pode acessar aqui. Esta quantidade equivale ao consumo total de água de uma pessoa em 3 anos!

Já uma calça jeans básica, necessita de 5.196 litros de água para ser produzida, quantidade distribuída ao longo do ciclo de fabricação de cada peça: 4.200 litros nos processos agrícolas, 127 litros nos processos de tecelagem, 362 litros na lavagem e confecção da peça e mais importante – 460 litros de água em cada lavagem da peça depois de comprada.

Fazendo escolhas conscientes na hora de comprar roupas, sejam elas novas ou usadas, é uma maneira de fazemos nossa parte. Comprar roupas de marcas que trabalham com jeans sustentável é um ótimo exemplo de escolha consciente, ou roupas de algodão orgânico, que utilizam 91% a menos de água do que o algodão convencional. Um número crescente de marcas tem feito parte da mudança, levando a sustentabilidade, a economia circular, o consumo mais consciente e responsável e a transparência para o consumidor de moda, dando a ele, mais opções de escolhas.

Vem fazer a moda circular com Brechó Daz Roupaz. (Foto: Reprodução)

Agora que estamos mais informados sobre um assunto de importância global, que impacta a todos nós, a Daz quer saber: quantas camisetas básicas, quantos jeans, quantos vestidos, casacos, malhas, sapatos e acessórios você tem parados no seu closet?

Que tal vender tudo isso e investir em peças usadas ou peças mais sustentáveis? A Daz Roupaz te convida a participar do movimento da moda circular, com consciência, sem precisar deixar o estilo de lado, fazendo com que suas peças usadas ganhem um novo sentido e de quebra, possibilitando que você economize tempo e dinheiro. Vem com a gente?

Written by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *