Desde nosso início em 2016, e especialmente após lançarmos o canal “Você usa tudo que tá no seu armário?” em 2023, vimos como o desapego consciente transforma vidas. Agora, compartilhamos cinco dicas para desapegar de suas roupas não utilizadas e renovar seu estilo de maneira sustentável.

1º: Conheça seu estilo pessoal:

Antes de começar o processo de desapego, é fundamental entender o seu estilo pessoal. Isso não só facilita a decisão de quais peças manter, mas também ajuda a evitar compras futuras por impulso que não combinam com o que você realmente ama ou usa. Dedique um tempo para analisar quais cores, cortes e tipos de tecido predominam no seu guarda-roupa e quais realmente fazem você se sentir bem, faça um teste de colorimetria.

Reprodução: Pinterest / Colorimetria

2º: Aplicar a regra do “um ano”:

Na prática do desapego, se não usou uma peça em 12 meses, é improvável que a use novamente, exceto por itens sazonais ou especiais. Essa regra reduz acúmulos desnecessários.

3º: Organize sessões de desapego com seus amigos:

Transforme o desapego em um evento social, organizando sessões de desapego com amigos. Além de ser uma atividade divertida, vocês podem oferecer suporte um ao outro nas decisões de desapego, trocar peças entre si ou juntos doar para quem precisa. Assim, é uma forma excelente de renovar o guarda-roupa sem custo e de maneira sustentável.

4º: Fotografe antes e depois:

Documentar o processo de desapego pode ser incrivelmente gratificante e motivador. Tire fotos do seu guarda-roupa antes e depois das sessões de desapego. Isso não apenas proporciona uma sensação tangível de realização, mas também ajuda a visualizar o impacto positivo que o desapego traz para o seu espaço e vida.

Reprodução: Banco de Imagens

5º: Doar com consciência:

Quando decidir desapegar de peças, pense cuidadosamente sobre como elas podem ter uma segunda vida útil. Doar para brechós locais, como a Daz Roupaz, ou para instituições de caridade pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. Pesquise organizações que aceitem doações de roupas e escolha aquelas que alinham com seus valores.

Renovando seu estilo com consciência

Ao seguir estas dicas, você não só libera espaço no seu armário, mas também contribui para um ciclo de moda mais sustentável e consciente. Portanto, no canal “Você usa tudo que tá no seu armário?”, compartilhamos histórias inspiradoras de pessoas que transformaram seus estilos de vida e guarda-roupas. Convidamos você a assistir e se inspirar a fazer sua própria jornada de desapego.

Lembre-se: renovar seu estilo não significa constantemente adicionar novas peças, mas sim redescobrir e revalorizar o que já possui, de forma a refletir quem você é e o mundo que deseja criar.

Written by